20190611 AdrianoRosadaRocha InauguracaoCentroIdoso abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
O sorriso estampado no rosto de Maria de Jesus, 75 anos, resumiu o sentimento do grupo de idosos que participou, na manhã desta terça-feira (11), da inauguração do Centro do Idoso, na Rua Max Kollert, 84, que oferecerá diferentes atividades para pessoas com 60 anos ou mais. “Nós temos um lugar para chamar de nosso, onde podemos fazer tudo aquilo que gostamos”, disse Maria. “Pertinho de casa e lindo desse jeito, não tem como não gostar. Estou muito feliz e pretendo vir sempre”, acrescentou a moradora do Bairro Olímpica. A entrega foi feita pelo Prefeito Leonardo Pascoal, o vice, Jaime da Rosa e a Secretária de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara e contou com a apresentação do cantor Robson Paines.

Pascoal falou da preocupação que tinha em avançar com as políticas públicas para idosos e da importância de dedicar um espaço específico para os que já passaram dos 60. “Este é um público que felizmente cresce cada vez mais. Graças a ações de saúde, as pessoas vivem mais e precisam ter alternativas de para ter qualidade de vida. Por isso precisamos pensar nessa população com muita atenção. E feliz da cidade que há poucos dias inaugurou uma escola de educação infantil e hoje inaugura o Centro do Idoso. Este é um espaço para ser informal e que deve ser pensado por vocês, por aqueles que vão frequentar e saberão, melhor do que ninguém, o que fazer aqui”, disse. “Aqui deverá ser um espaço de encontro de gerações, onde os meninos e meninas que vivem no abrigo municipal (localizado ao lado do centro), poderão frequentar o espaço para interagir e brincar, além dos alunos da rede municipal, que irão até o centro também para trocar e aprender com quem já viveu mais.”

O prefeito anunciou ainda que a administração está em vias de receber um ônibus do Ministério da Cidadania, a partir do trabalho realizado com os venezuelanos. “Não pedimos nada em troca ao receber os venezuelanos na nossa cidade, mas o ministério entendeu que poderiamos ser beneficiados com algo que colaborasse com nosso trabalho. E será bem aproveitado com passeios de vocês”, disse. “Aproveitem esse espaço que foi feito com muito carinho para vocês. Faça, bom uso, pois temos certeza que com isso, realizamos o que nos propusemos lá atrás, que é melhorar a qualidade de vida da nossa população.”

Contando com opções de lazer variadas, o espaço também foi projetado para oferecer oficinas, terapias, palestras e outras atividades ocupacionais, além de promover a interação social dos usuários. Conforme prevê o cronograma, o centro contará com academia ao ar livre e um espaço digital. Para garantir que o prédio estivesse pronto para receber os usuários, voluntários do Conta Comigo, servidores da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU) e da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), promoveram um mutirão de pintura e pequenos consertos durante o último final de semana.

Segundo as estimativas do IBGE de 2016, Esteio conta com cerca de 14 mil idosos, cerca de 12% da população. Com índices como esses, o investimento neste público é uma das metas de governo para proporcionar maior qualidade de vida para essa camada da população.


Centro do Idoso
Endereço: Rua Max Koller, 84
Horário: Das 8h às 12h e das 13h às 17h


Texto
: Ingrid Kasper e Cristiane Franco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1