01BrasoPrefeituraA Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), em parceria com a Federação Gaúcha do Trabalho e Assistência Social/Sistema Nacional de Empregos (FGTAS/SINE), implantará em sua programação de 2019 o Dia D de Atendimento Preferencial. Uma vez a cada dois meses, será dedicado um dia para que sejam oferecidos atendimento exclusivo para pessoas com deficiência (PCD). A medida foi tomada com o objetivo de inserir este público no mercado de trabalho, valorizando os conhecimentos e habilidades de cada indivíduo. A Lei de Inclusão Social, aprovada em 2004, obriga as empresas com mais de cem funcionários a ocupar de 2% a 5% das vagas com deficientes.

Para marcar o início oficial desta ação, a SMCTE (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 - acesso pelo estacionamento lateral) promove, nesta quarta-feira (12), um dia repleto de palestras e rodas de conversa sobre o tema. As atividades serão abertas ao público e serão realizadas entre 9h e 12h e 13h e 16h. (veja abaixo).

Intercalado com as datas do Dia D, a cada dois meses será realizado um Dia de Atendimento Preferencial aos PCDs, na sede do Sine, localizada junto à SMCTE. Neste dia, haverá um guichê especialmente para este público (veja as datas abaixo).


Lançamento do Dia D
Quando: Quarta-feira (12)
Local: Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Programação
9h30min – Apresentação sobre o Dia D e desafios da pessoa com deficiência no mundo do trabalho
10h – Roda de conversa sobre inclusão no mundo do trabalho
14h – Abertura e Inauguração do Dia D Municipal
14h30min – Roda de conversa sobre a abordagem jurídica para a pessoa com deficiência


Programação dos dias especiais para o ano de 2019
12 de junho - Dia D

10 de julho  - Atendimento preferencial

14 de agosto - Dia D

11 de setembro - Atendimento preferencial

9 de outubro - Dia D

13 de novembro - Atendimento preferencial

11 de dezembro - Dia D

Texto: Luciana Abdur