01BrasoPrefeituraEm alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, a Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) promoverá, nesta semana, duas rodas de conversa voltada para crianças e trabalhadores que atuam com o tema.

A primeira, nesta quarta-feira (12), será na Associação Comunitária Amigos do Tamandaré (ACAT - Rua Manoel Machado, 140). A atividade, com início às 14h30min, colocará em roda crianças e adolescentes integrantes do Projeto Integrado de Inclusão Social (PIIS) e Programa Criança Feliz (PCF). Eles serão orientados pela oficineira de Cidadania Itinerante do PIIS sobre as caracterizações do trabalho infantil e sobre a importância do direito de estudar e brincar que essas crianças e adolescentes têm.

Na quinta-feira (13), será a vez dos visitantes do PCF e do Programa Infância Melhor (PIM) participarem de uma roda de conversa no Centro Integrado de Atenção em Saúde (CIAS - Travessa Mario Cutruneo, 48) a partir das 10h30min. Com o mesmo tema, a atividade será conduzida pelas assistentes sociais da SMCTE Márcia de Oliveira e Leonice Domingues.

Dia Mundial contra o Trabalho Infantil (Fonte: Organização Internacional do Trabalho - OIT)
A data foi instituída pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil.

Texto: Luciana Abdur