20190610 IsadoraFerreira CursoPoliticaArquivosSMS abre
Foto: Isadora Ferreira
Por quantos anos um documento fica arquivado e qual o processo de preservação? Quem pode ter acesso aos papeis que estão em poder do Arquivo Municipal? Para entender essas rotinas, coordenadores da área da saúde, se reuniram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na tarde desta segunda-feira (10), para discutir sobre as “Diretrizes da Política Municipal de Arquivos”. A convidada para tratar do tema foi a arquivista da Secretaria Municipal de Administração (SMAD), Denise Lodetti. O curso foi proposto devido à necessidade de criar uma sala específica para documentos na SMS, já que o espaço mantido para a saúde, no arquivo municipal, não comporta mais documentos.

Denise falou sobre o período que cada material precisa ser mantido, podendo variar de dois a vinte anos, segundo a tabela de temporalidade. “O objetivo principal da capacitação é qualificar os funcionários envolvidos no processo de ordenamento dos documentos públicos. Os participantes receberão certificado emitido pela Escola de Gestão Pública da Prefeitura”, disse..

Sobre a Escola de Gestão Pública
A Escola de Gestão Pública (EGP) vinculada a Secretaria Municipal de Administração (SMAD) foi criada em 24 de agosto de 2018 através da Lei Municipal Nº 6.957, destinada a planejar, organizar, executar e avaliar as atividades de programas para a formação, capacitação, treinamento e aprimoramento profissional dos servidores públicos municipais, visando à prestação de serviços de excelência ao cidadão e a um processo contínuo de modernização da Administração Pública Municipal.

As formações podem ser presenciais ou a distância (EAD) e fornecem certificado. Elas têm como público-alvo os servidores públicos ativos da Administração Direta, cargos em comissão, estagiários e contratos emergenciais da Prefeitura. A EGP pode trabalhar com educadores externos, por meio de parcerias e convênios com instituições de ensino, ONGs e órgãos públicos, e internos, com servidores municipais devidamente capacitados no curso de Formação de Educadores, fornecido pela própria EGP.


Texto: Isadora Ferreira