20190610 IsadoraFerreira SaudeEscolaEMEBTrindade abre
Fotos: Isadora Ferreira
“Escovar muito bem os dentinhos para não ter cáries e bichinhos na boca.” Foi assim que a dentista Renata Plá Rizzoto iniciou a conversa com os alunos do pré-escolar B da Escola Municipal de Ensino Básico Trindade, na Vila Pedreira, na tarde desta segunda-feira (10).

Com uma arcada dentária feita de acrílico e uma escova gigante, Renata fez a demonstração de como as crianças deveriam fazer a higiene bucal. A dentista, que é servidora municipal desde dezembro de 2018, levou escovas e pasta de dente de presente para as crianças e, após a demonstração, acompanhou todas elas na escovação. “Para mim é gratificante fazer esta atividade nas escolas, pois auxilio na prevenção da saúde bucal dos estudantes. Isso reflete em toda a vida deles”, afirmou Renata.

Para Leonardo Samuel Cândido Ribeiro, de 6 anos, é legal aprender sobre isso na escola. “Posso aprender aqui a cuidar dos meus dentes, para não terem cáries e eu não precisar ir ao dentista. Vou contar para minha mãe e para minha avó quando chegar em casa”, comentou.

A ação faz parte do ao Programa de Saúde nas Escolas (PSE), renovado pelo município, estratégia que foca na integração e na articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde. O trabalho envolve equipes da Estratégia de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e das instituições de ensino que ficam nas suas regiões de atendimento.

O PSE visa à integração e à articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população dos municípios. Tem entre seus objetivos fortalecer a relação entre as redes públicas de saúde e de educação, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos estudantes e a suas famílias; fortalecer o enfrentamento das vulnerabilidades, no campo da saúde, que possam comprometer o pleno desenvolvimento escolar; e promover a comunicação entre escolas e unidades de saúde, assegurando a troca de informações sobre as condições de saúde dos estudantes.

Texto: Isadora Ferreira

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1