20190516 SMSMU FlagranteGuardaMunicipal abre
Fotos: Divulgação/SMSMU
Com o auxílio da Central de Videomonitoramento, a Guarda Municipal de Esteio deteve dois homens na madrugada desta quinta-feira (16). Um deles vigiava a parte externa de uma loja na região central da cidade, enquanto o outro invadia o local pelo telhado do estabelecimento para cometer o crime.

Os dois foram detidos no local por duas viaturas da Guarda enviada para averiguar a situação. Após serem conduzidos ao Hospital São Camilo para exame de corpo de delito, eles foram enviados para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) Canoas, onde a ocorrência foi registrada.

Outro homem foi preso no Bairro Santo Inácio na noite de quarta-feira (15). Ele havia invadido uma casa e foi detido por moradores, que pediram apoio de uma viatura da Guarda Municipal que fazia a ronda. Os agentes a GM encaminharam o homem para o exame de corpo de delito no Hospital São Camilo e, após, para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) Canoas, onde a ocorrência também foi registrada.


Efetivo maior
A Guarda Municipal de Esteio começou 2019 com efetivo ampliado em 30%, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Além disso, em novembro a Prefeitura recebeu as 20 pistolas da marca Taurus, calibre 380, que passarão a fazer parte dos equipamentos de trabalho usados pelos guardas no combate à criminalidade. Além de treinamento, os agentes passaram por teste e por avaliação psicológica para uso de arma de fogo.


Indicadores Criminais tiveram redução de 15,7% no último ano
Segundo relatório sobre a violência no Rio Grande do Sul em 2018, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, a redução média dos casos de violência em Esteio foi de 15,73% em 2018 em relação a 2017. Os dados foram divulgados no dia 9 de janeiro.

Foram registrados menos ocorrências de furtos de veículo (-35,36%), roubos (-22,65%), furtos (-19,27%), roubos de veículos (-13,33%) e delitos relacionados a armas e munições (-10,26%). O número de homicídios dolosos caiu 40,74% na cidade, enquanto o número de vítimas fatais de homicídio foi 46,87% menor. Além disso, não foram registrados casos de latrocínio em Esteio no ano passado.



gallery1 gallery1 gallery1