20190514 IsadoraFerreira AtividadesProfesp abre
Fotos: Isadora Ferreira
Almoço, esportes, atividades lúdicas e lanche. Assim são as tardes de terça, quarta e quintas-feiras para cerca de 90 alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) Maria Lygia, Luiza Fraga, Dulce Moraes, Eva Karnal, Santo Inácio e Érico Veríssimo. Até novembro, os alunos se reúnem no contraturno escolar no 18º Batalhão de Infantaria Motorizado (18º BIMtz), em Sapucaia do Sul, para as atividades do Programa Forças no Esporte (Profesp). A iniciativa, promovida pelo Exército Brasileiro, tem parceria das secretarias municipais de Educação (SME) e de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL).

Na tarde da última terça-feira (14) não foi diferente. Os alunos foram buscados em suas escolas antes do meio dia e levados ao “quartel” em Sapucaia. Foi no rancho dos sargentos e subtenentes, como são chamados os refeitórios, que as crianças tiveram acesso a uma refeição completa e de qualidade, além de sobremesa e suco natural. “Adoro almoçar aqui. A comida é muito boa e me dá resistência para passar a tarde toda jogando bola”, afirmou Eduardo da Silva Borba, 11 anos, aluno do 6º ano da EMEB Luiza Fraga, que participa do Profesp pelo primeiro ano.

Após a refeição, os alunos foram levados à quadra de esportes da 3ª Companhia. Lá, fizeram uma demonstração de ordem unida, nome que se dá aos atos de alinhar, marchar e descansar. Em seguida, os meninos e meninas se alongaram e correram para aquecer antes dos treinos. As seis escolas foram divididas em três grupos para a parte mais esperada da tarde: atividades físicas.

O 3º sargento Schmitt foi o responsável pelas atividades com as EMEBs Santo Inácio e Maria Lygia Andrade Haack. “São as crianças que vão fazer um futuro melhor e grande parte desse futuro depende do esporte. E a melhor parte é que aqui podemos ensinar não somente jogos, mas acompanhar psicologicamente e proporcionar coisas diferentes a essas crianças”, afirma.

Para o estudante Peter Brayan Splitt de Lima Borges, 11 anos, o Profesp oferece atividades que ele não tinha antes. “No Profesp, eu posso me divertir e também aprender novas brincadeiras. Brincamos a tarde toda. Estou bem cansado, mas ansioso para chegar aqui amanhã e brincar mais”, comenta o aluno do 6º ano da EMEB Maria Lygia, fã de futebol e que tem a Matemática como matéria preferida.

Após as atividades, os alunos fazem um lanche e voltam para as escolas de origem.


Objetivo
O Profesp tem por objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, além de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, oferecendo atividades esportivas educacionais, lazer e atividades complementares. O projeto também oferece às crianças uma refeição saudável e de qualidade, reforço escolar, palestras e campanhas educativas, orientações de civismo e de cidadania.

No primeiro ano do projeto cerca de 40 alunos das EMEBs Santo Inácio e Maria Lygia participaram da iniciativa. Este ano, o programa, iniciado no dia 22 de abril, foi ampliado. O Exército é responsável pela execução do programa e a Prefeitura apoia com o transporte dos alunos e a disponibilização de profissionais da área de educação física.

 

Texto: Isadora Ferreira

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1