20190514 IngridKasper VoluntariosContaComigoLarBetel abre
Fotos: Ingrid Kasper
O cuidado e o carinho com o próximo são características que formam o coração de um voluntário. As ações realizadas por essas pessoas possibilitam mudanças significativas na vida daqueles que recebem os atos de afeto. Regina Rigolla, 75 anos, é residente do Lar Betel há quatro anos. Ela e suas amigas participaram, na tarde desta terça-feira (14), de uma aula de crochê promovida pelos voluntários do programa Conta Comigo, projeto da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE). 

“Eu sei fazer algumas coisas e passo muito tempo fazendo isso, mas tenho muita dificuldade em ler os pontos e receitas, então acabo me perdendo um pouco. É sempre bom ter gente de coração bom que nos ajude a entender as coisas. Essas pessoas que estão aqui hoje são muito queridas e estamos muito felizes”, disse Regina. As residentes puderam tirar suas dúvidas sobre a técnica e escolher que tipo de trabalho gostariam de realizar.

A voluntária Rosane Sena, 44 anos, afirma que a ideia de participar de um programa de voluntariado é antiga. “Faz bastante tempo que quero muito ajudar as pessoas, sinto que tenho muito amor para entregar”, disse. Sobre a técnica, a cabeleireira conta que aprendeu com a irmã. “Faz muito tempo, nem sei dizer quanto. Mas eu utilizo o crochê no dia a dia como lazer, então achei que seria interessante ensinar para outras pessoas”, afirmou.

O programa Conta Comigo possui 451 voluntários cadastrados. Destes, 252 estão aptos e já atuaram em mais 1.344 horas de trabalho voluntário e inclui voluntários dos 18 aos 70 anos.


Faça parte desta corrente do bem
Os interessados em integrar as ações no município devem preencher o formulário online disponível no site da Prefeitura. Podem se cadastrar pessoas com mais de 18 anos. Os inscritos só poderão executar as atividades após a participação na capacitação. A partir disso, o Departamento de Assistência Social analisará o perfil do voluntário e o encaminhará de acordo com suas competências e habilidades, para órgãos municipais e entidades parceiras que realizarem as ações.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1