20190513 LucianaAbdur AtividadeContaComigoCampanhaAgasalho abre
Fotos: Luciana Abdur
Recém-lançada, a Campanha do Agasalho 2019 já recebeu um número valioso de doações no Município. Com o término da Feira do Livro neste sábado (11), onde havia ponto de coleta, foram arrecadadas 356 peças de roupas que, na manhã desta segunda-feira (13), foram separadas e dobradas por seis integrantes do Conta Comigo, programa de incentivo ao voluntariado da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE).

Realizada na sede da Secretaria, os voluntários realizaram a separação das roupas por gênero (adulto ou infantil) e modelos (mangas curtas ou longas, calças, casacos e outras roupas). Das peças organizadas, somente cerca de dez não poderão ser aproveitadas para doação nas Loja Social Móvel, por apresentarem grandes danos, como rasgos ou manchas. Elas, entretanto, serão reaproveitadas por costureiras das oficinas das entidades beneficentes veiculadas à SMCTE.

A voluntária Jane Arceno, 54 anos, participa da Campanha do Agasalho há três anos. Ela espera que em 2019 os números sejam ainda maiores do que no ano passado. “Em 2018, trabalhamos duro e vivemos por esta ação durante meses, tanto para as pessoas em vulnerabilidade social quanto aos venezuelanos. Estou confiante que, neste ano, superaremos o que foi o ano passado com acontecimentos ainda mais marcantes”, esperançou. “A paixão da minha vida é ajudar ao próximo. É tudo feito por amor. Espero que todos os minutos que nós, voluntários, dedicarmos aqui, sejam entregues como aconchego e carinho, pois cada peça de roupa é o abraço de uma pessoa àqueles que necessitam”, disse.

O ponto para arrecadação de roupas é a sede da SMCTE, no prédio da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h, até 1º de agosto. Poderão ser entregues agasalhos e roupas em geral, sapatos, roupas de cama e banho e cobertores. No ano passado, foram arrecadadas 25,1 mil peças. Destas, 24,6 mil foram distribuídas em 13 edições da Loja Social Móvel, beneficiando 820 famílias. Essa forma diferenciada de entrega dos agasalhos, que leva as doações até os bairros e permite que as pessoas escolham entre os artigos aqueles que necessitam.

Neste ano, o principal foco da campanha, que tem como mote a pergunta “E se fosse para mim?”, é despertar a empatia, que é a capacidade de compreender o sentimento ou reação de outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. A ideia é que as pessoas, ao doarem as peças, imaginem o frio que muita gente sem condições de comprar agasalhos sentem no inverno e como elas gostariam de receber as doações. Com isso, a SMCTE quer fazer com as peças sejam entregues já lavadas e em boas condições de uso, sem serem vistas como objetos de descarte.

Campanha do Agasalho 2019 - Ponto de coleta
Prefeitura Municipal
Local: Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Quando: Até 1º de agosto
Horário: De segunda a sexta-feira, das 13h às 18h


Edições programadas da Loja Social Móvel*

Mês

Dia**

Local

Endereço

Junho

13

Pedreira

Rua Pedreira, S/Nº

 

18

Três Marias

Rua João Francisco Alves

 

25

Boqueirão

Tv. Alvina Francisca, 52

 

27

São José

Rua Quaraí

Julho

2

Jardim das Figueiras

Rua 1º Marco, 625

 

4

Cras Território de Paz

Rua Orestes Pianta, 206

 

9

CEU

Rua Rio Grande, 2363

 

11

Votorantim

Rua Ayrton Senna da Silva, 303

 

16

Praça da Juventude

Avenida Porto Alegre, 505

 

18

Ezequiel

Rua Ezequiel Nunes Filho, 79

 

23

Pedreira

Rua Pedreira, S/Nº

 

25

Três Marias

Rua João Francisco Alves

Agosto

Rua Coberta

Rua Garibaldi

* Os dias, locais e horários poderão sofrer alterações que serão anunciadas no site da Prefeitura
** Horário: Das 13h30min às 16h30min

 

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1