20190503 IngridKasper FormacaoGuardasMunicipais abre
Fotos: Ingrid Kasper
A segunda turma do primeiro ciclo do Estágio de Qualificação Profissional para agentes da Guarda Municipal iniciou suas aulas nesta sexta-feira (3). A especialização promovida pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) é formada por dois ciclos. O primeiro tem 80 horas-aula, prevendo disciplinas de Defesa Pessoal, Legislação, Técnica Operacional e Armamento e Tiro em sua matriz curricular.

No primeiro dia, a turma foi instruída pelo secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, e pelos agentes Jean Carlos da Silva e Ederson João Carolino. À tarde, os alunos tiveram aulas práticas do uso da tonfa (espécie de cassetete, também chamado de bastão), equipamento de defesa dos guardas municipais.

Damasceno explica que as aulas garantem melhor desempenho nas funções que os guardas municipais desempenham. “Ao longo do estágio, eles vão aprendendo a lidar com situações específicas, sendo qualificados, também, para lidar com armas de fogo”, disse.

A primeira turma concluiu o ciclo introdutório no dia 18 de abril, com uma aula prática sobre técnicas de controle de tumultos. Uma terceira turma deve passar pela capacitação em julho e todos os agentes vão fazer, ainda, 30 horas-aula, teóricas e práticas, de armamento e tiro, assim que a SMSMU receber os equipamentos necessários para esta etapa.

O segundo ciclo da qualificação, com 200 horas-aula, deve iniciar-se no segundo semestre de 2019 e será voltado para guardas municipais, fiscais de Trânsito e Fiscais de Transporte. Oferecido em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o curso prevê disciplinas como Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Prática Operacional, entre outras.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1