20190422 Divulgacao TreinamentoGuardaMunicipal abre
Fotos: Divulgação
A partir do dia 3 de maio, agentes da Guarda Municipal de Esteio vão participar da segunda turma do primeiro ciclo do Estágio de Qualificação Profissional oferecido pela Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU). Composto por 80 horas-aula, a matriz curricular prevê as disciplinas de Defesa Pessoal, Legislação, Técnica Operacional e Armamento e Tiro.

 

Na última quinta-feira (18), os agentes da primeira turma concluíram 50 horas do primeiro ciclo com uma aula prática sobre técnicas básicas de controle de tumulto. A atividade, realizada no Seminário Claretiano, que fica junto à sede da SMSMU, foi conduzida pelo sargento Àvila, da Patrulha de Operação Especiais (POE) do 34º Batalhão de Policiamento Militar (BPM). Uma terceira turma deve passar pela capacitação em julho e todos os agentes vão fazer, ainda, 30 horas-aula, teóricas e práticas, de armamento e tiro, assim que a SMSMU receber os equipamentos necessários para esta etapa.

 

O segundo ciclo da qualificação, com 200 horas-aula, deve iniciar-se no segundo semestre de 2019 e será voltado para guardas municipais, fiscais de Trânsito e Fiscais de Transporte. Oferecido em parceria com a Secretaria Estadual da Segurança Pública, o curso prevê disciplinas como Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Prática Operacional, entre outras.

 

“Este Estágio, além de atender aos requisitos legais para manutenção do porte de arma de fogo para os agentes da Guarda Municipal, visa aprimorar e nivelar o conhecimento dos servidores de modo que estão sendo revistos conteúdos do último curso de formação”, explica o titular da SMSMU, Roberto Damasceno.

 

gallery1 gallery1 gallery1