20190412 EduardoBarattoLeonardi AulaMagnaPoloUAB abre
Foto: Djalma Corrêa Pacheco
O Polo Esteio da Universidade Aberta do Brasil (UAB) realizou, na noite da última sexta-feira (12), uma aula magna em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para marcar o início das atividades letivas oferecidas pelas duas instituições em conjunto no ano de 2019. Com o tema “A construção do conhecimento na educação a distância e seus atores principais: uma relação de reciprocidade”, a aula, realizada no auditório da Câmara dos Vereadores, ficou a cargo do professor Paulo Gomes de Sousa-Filho. Entre outras formações, Paulo é doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Educação a Distância e em Mídias na Educação, psicólogo, especialista em Psicometria e em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutorado pela Universidade René Descartes, de Paris. 

Na abertura da atividade, o coordenador do polo esteiense da UAB, Cláudio Luciano Dusik, fez uma rápida saudação aos alunos, agradecendo a presença na aula magna, e destacou que atividades assim ajudam na consolidação do projeto da UAB em Esteio. “Estamos fazendo um investimento muito grande no sentido de criarmos uma identidade de aluno de ensino superior e os estudantes têm um compromisso muito grande nessa construção”, destacou, pouco antes de chamar toda a equipe da UAB para apresentar aos alunos.

Nesta segunda-feira (15), a UAB promove uma segunda aula magna, também na Câmara de Vereadores, às 19h, desta vem em parceria com o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Bagé. A atividade será conduzida pelo mestre Daniel Santana de Souza tendo como tema “Educação e utopia: cada sentimento é uma aprendizagem”. As inscrições para participar da atividade encerraram-se na última quinta-feira (11).


O que é a UAB?
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.//

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

Aula magna polo Esteio UAB
Local: Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de Agosto, 535)
Quando: Segunda-feira (15), às 19h
Tema: Educação e utopia: cada sentimento é uma aprendizagem - 
Professor: Daniel Santana de Souza - Mestre em Química Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Possui graduação em Licenciatura em Química e é Professor no Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) Campus Bagé.
Inscrições: Encerradas

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1