20190411 DjalmaCorreaPacheco ApresentacaoOrquestraCoroMunicipalSescCanoas abre
Foto: Djalma Corrêa Pacheco
O Teatro do Sesc, em Canoas, foi tomado por talentos esteienses na noite desta quinta-feira (11) durante o Concerto Solidário promovido pela unidade canoense do Serviço Social do Comércio. Com participação do Coro Municipal, do cantor Robson Paines e da flautista e cantora Iasmine Dornelles, a Orquestra Municipal de Esteio levou muita música ao município vizinho e mostrou um pouco do trabalho que vem realizando em Esteio e que tem ganhado destaque com pouco mais de um ano de criação.

Os primeiros a subirem ao palco foram os integrantes do Coro Municipal de Esteio. Com regência do maestro Ismael Almeida, o grupo interpretou as músicas “Estrela Estrela” (Vitor Ramil), e “Sina” (Djavan). Depois, os músicos da Orquestra tomaram seus assentos para executar as peças “Quatro Momentos Nº 3”, de Ernani Aguiar, e “Mourão”, de César Guerra-Peixe. Com o cantor esteiense Robson Paines, foram apresentadas ao público três dos mais conhecidos clássicos da música gaúcha. “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”(Jader Moreci Teixeira – Leonardo), “Vento Negro” (José Fogaça) e “Guri” (João Batista Machado / Júlio Machado da Silva Filho) ganharam uma versão orquestrada e permitiram ao Binho, como o cantor é conhecido, mostrar a bela voz que tem e a mistura do regionalismo com o erudito.

Outro clássico, desta vez nacional, a música “Sítio do Pica-pau Amarelo” foi interpretada pela Orquestra com a convidada Iasmine Dornelles na flauta. A apresentação encerrou-se com Orquestra, Coro e Iasmine cantando “Maria Maria”, de Milton Nascimento. “Hoje tivemos aqui um concerto com músicas apenas de compositores brasileiros”, lembrou o maestro, quase no final do espetáculo.

Antes das apresentações, o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Figliero, agradeceu ao Sesc pelo convite e destacou que a entidade é parceira de Esteio na realização de eventos como a Feira do Livro e o Dia do Desafio, entre outros. “Para nós, é um orgulho poder trazer a Orquestra, formada no ano passado, o Coro, que tem início lá em 2007, e os convidados neste palco para mostrar um pouco da cultura de Esteio”, afirmou Rafael, que aproveitou para colocar a cidade à disposição para atividades do Sesc.

O gerente do Sesc Canoas, Cléber Arruda, agradeceu Esteio por levar os talentos para a apresentação e deixou as portas do espaço aberto para atividades futuras.

A entrada para o espetáculo foi a doação de 1kg de alimento não-perecível. Os produtos arrecadados serão doados para a Campanha Prato Cheio do Programa Mesa Brasil.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1