20190409 LucianaAbdur CursoAtualizacaoFiscaisTransito abre
Foto: Luciana Abdur
Com o objetivo de oferecer atualização sobre orientação de trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) está capacitando seus 18 fiscais de trânsito em um curso sobre as recentes alterações nas legislações e nas práticas do tráfego. A formação, dividida em quatro aulas, está sendo realizada no auditório da SMSMU, no Seminário Claretiano.

As aulas iniciaram-se na segunda-feira (8). Nesta terça-feira (9) ocorreu o segundo encontro. As próximas duas serão nos dias 15 e 16 de abril. O curso tem duração de 40 horas e, enquanto os fiscais estão em aula, os serviços de infrações e ocorrências nas ruas da cidade estão sendo atendidos pela Brigada Militar.

Entre os temas abordados pelo instrutor Marcelo Cunha da Silva, agente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre, estão as irregularidades mais comuns dos motoristas, como uso indevido do celular, cruzamento de semáforos fechados, falta do cinto de segurança e estacionamento irregular, entre outros. Orientações de como realizar as abordagens ao infrator também são tratadas na capacitação.

De acordo com o Diretor de Trânsito e Transporte da SMSMU, Celson Luís Ramos de Oliveira, os cursos são importantes para melhorar a eficiência dos fiscais. “As formações os capacitam a não cometerem equívocos no enquadramento. Mesmo que seja um curso de curta duração, é de extrema importância para o conhecimento dos nossos agentes”, disse. Além disso, Celson informou que, nos meses de julho e agosto deste ano será oferecido um curso completo sobre Trânsito aos fiscais.

Texto: Luciana Abdur