EducacaoFiscalRubem 2017Março será o mês de retorno do Programa Municipal de Educação Fiscal em 2019. Na próxima quarta-feira (20), a primeira formação, destinada aos professores disseminadores e membros de equipes diretivas do PMEF, será realizada no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), a partir das 17h30min.

A palestrante, auditora fiscal de tributos Natália Mitiko Inagaki, será a responsável por apresentar temas sobre o Programa de Integração Tributária (PIT), o Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), o Grupo de Educação Fiscal Estadual e atuações nos entes federativos.

Ao longo do ano, serão realizadas formações mensais em que professores e o GEF se reunirão para organizar e decidir as atividades. Todas acontecerão no Salão Nobre, às 18h, e já têm suas datas definidas: 3 de abril, 8 de maio, 5 de junho, 3 de julho, 7 de agosto, 4 de setembro, 3 de outubro e 6 de novembro. Na última, em dezembro, os educadores receberão certificados de participação.

Neste ano, o Programa contará com 61 membros de 21 escolas participantes, sendo 40 professores disseminadores (37 de escolas municipais de Educação Básica e três de escolas municipais de Educação Infantil) e 21 membros de equipes diretivas das instituições.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal (GEF), Cláudia Costa, o programa traz novidades para 2019. “Teremos o lançamento da revista do GEF na Feira do Livro, primeira participação do programa na Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci) e inclusão nos concursos de Olimpíadas de Matemática e Soletra Esteio da Secretaria Municipal de Educação (SME). Além disso, na formação de maio, os professores terão uma oficina de projetos pedagógicos em Educação Fiscal e palestra sobre Sonegação, para desta maneira melhor elaborarem os planos de aula”, enumerou.

O PMEF tem como objetivos sensibilizar o cidadão quanto à função socioeconômica dos tributos e o compromisso social; proporcionar conhecimentos sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos, incentivar o acompanhamento pela sociedade da aplicação dos recursos ; e evidenciar a importância do tributo na atividade financeira do Estado para a manutenção de políticas públicas e a melhoria das condições de vida dos cidadãos. O programa é realizado, sobretudo, nas escolas, com diferentes atividades que têm como objetivo ensinar os estudantes sobre a origem e destinação dos recursos públicos e sobre como acompanhar a forma como o poder público usa os valores arrecadados.


Primeira Formação de professores disseminadores da Educação Fiscal
Quando: Quarta-feira (20)
Horário: A partir das 17h30min
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)


Texto: Luciana Abdur