20190313 IngridKasper ReuniaoGranpalConselhosMunicipaisEducacao abre
Fotos: Ingrid Kasper
Esteio recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), a reunião regional mensal da divisão da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal) da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (UNCME–RS). Durante o encontro, conselheiros representando 12 municípios dividiram-se em dois momentos, de estudo e de integração, buscando possibilidades de melhoras nas redes de ensino.

O prefeito e secretário interino de Educação, Leonardo Pascoal, falou sobre os objetivos comuns a todos aqueles que trabalham com o tema. “Quanto mais espaço para debate tivermos, melhor. Essa integração é fundamental para que a gente consiga avançar na questão da educação. Temos inúmeras tentativas em todas as cidades de tentar melhorar o ensino. Podemos ter pensamentos, ideologias e propostas diferentes, e é natural que as tenhamos, mas nós temos que olhar com objetividade para as experiências que deram certo e compartilhá-las”, disse.

A articuladora estadual da UNCME–RS, Alessandra Pereira Cardoso, conduziu a reunião. Ela enfatizou que as alternativas devem ser pensadas em conjunto, contando com o auxílio de todos os envolvidos na educação. “Acredito no novo. Devemos buscar integração junto com a comunidade, tentando realizar a mudança com o apoio de todos”, afirmou.

Na parte da manhã, o tema debatido foi o referencial curricular municipal e o papel dos conselhos municipais de Educação na elaboração e revisão dos documentos. Esteio, por exemplo, possuí uma base comum curricular, que possibilitou melhoras ao longo do ano letivo de 2018. O currículo comum promove um amplo acompanhamento das condições de ensino do município, contribuindo com a qualificação, desenvolvimento e ampliação do sistema educacional. Durante a tarde, foi realizada o compartilhamento de experiências e organização das reuniões para 2019.

 

Texto: Ingrid Kasper

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1