20190313 AdrianoRosadaRocha SeminarioCuidandoCuidador abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Na manhã desta quarta-feira (13), o Salão Nobre da Prefeitura de Esteio sediou o seminário “Cuidando de Quem Cuida”. Destinado aos funcionários da rede de Assistência Social da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), a atividade serviu para orientá-los sobre as melhores alternativas para o acolhimento ao público vítima de violência, uma das funções dos serviços assistenciais do Município. Ser gentil, isentar o usuário de culpa, demonstrar acreditar no relato, evitar perguntas desnecessárias, esclarecer dúvidas e orientar com procedimentos foram algumas das dicas repassadas pela psicóloga Priscila Lawrenz.

De acordo com Priscila, o seminário visa dar atenção, também, a quem é responsável por promover os cuidados dentro da rede. “Precisamos processar de que maneira a exposição a esse trabalho pode repercutir na vida tanto de assistentes sociais quanto de conselheiros tutelares. Costumamos pensar muito no trabalho que é oferecido, mas não paramos para pensar no quanto isso costuma refletir em nossa saúde, a qual precisa ser cuidada também”, explicou.

O seminário “Cuidando de Quem Cuida” foi a primeira de uma série de formações mensais que serão realizadas durante este ano, destinadas internamente aos funcionários da SMCTE, com temáticas sugeridas pelos próprios servidores. As próximas datas e temas ainda estão sendo definidos.


Texto: Luciana Abdur