20180609 JeanMonteiro Femuci
Foto: Jean Monteiro

As estudantes Camily Francez Tressoldi, Cecília Hörlle Silva e Isadora Paiva Menegussi, alunas da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Oswaldo Aranha, foram a São Paulo representar Esteio na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace).

Acompanhadas das professoras-orientadoras Cláudia Letícia Fleck e Márcia de Oliveira Felício, o trio participou de um dos maiores eventos científicos do Brasil com o projeto “Aquaponia: uma alternativa econômica e sustentável para a produção de alimentos”. O público poderá participar de uma votação pela Internet para a escolha dos melhores trabalhos.

O projeto concorre na categoria Ciências Agrárias, subcategoria Ciência e Tecnologia de Alimentos. Para votar, basta estar conectado no Facebook e acessar o link https://febrace.org.br/virtual/2019/AGR/83, curtir e, em seguida, confirmar o voto.

A “vaga” na feira paulista foi conquistada na 27ª Feira Municipal de Ciências e Ideias (Femuci), realizada em setembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

No projeto, as alunas falam sobre a Aquaponia, um sistema de produção que une o cultivo de peixes e plantas. Esse sistema resolve um problema da psicultura, solucionando um problema da hidroponia. O excremento produzido pelos peixes é rico em nutrientes que alimentam as plantas que por sua vez filtram a água para os peixes. Um dos objetivos do projeto é apresentar as vantagens e desvantagens do sistema de aquaponia e como montar um modelo caseiro.