20190312 LucianaAbdur AtividadeSemanaMulherCRASTP abre
Fotos: Luciana Abdur
Uma oficina realizada na tarde desta terça-feira (13) no auditório de Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Território de Paz orientou mulheres da comunidade e servidores a instrumentalizar as famílias que enfrentam divórcio a criar uma efetiva e saudável relação junto aos filhos. Com o teme “Direito das Famílias”, a atividade fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelas secretarias municipais de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) e de Saúde (SMS).

Responsável por ministrar a oficina, a defensora pública e coordenadora do Programa de Educação em Direitos e Autocomposição de Conflitos da Defensoria Pública (DPE/RS), Patrícia Fan, ressaltou que, através da divulgação do programa, o objetivo é resgatar a cultura da paz e fazer com que os ambientes familiares sejam mais harmônicos. “O programa visa ampliar as práticas extrajudiciais pela conciliação, auxiliando o público com alternativas de resolver os problemas dentro de casa e o que a Legislação prevê sobre direitos e deveres em meio à ruptura da conjugalidade, demonstrando a pais e filhos que a separação é do casal e não da família”, disse.

Para dar início a atividade, Patrícia convocou todos os participantes que informassem nome, sentimentos que tinham naquele momento e que assunto familiar gostariam de tratar. Após as apresentações, assuntos como guarda dos filhos, comunicação não violenta e convívio foram sugeridos pelos participantes.

O mês da mulher segue com atividades até 28 de março. Na próxima terça-feira (19), às 14h, a psicóloga Júlia Czamora ministrará a oficina “Garantia de Direitos da Mulher”, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar). Em 26 de março, às 14h, no mesmo local, o assunto em destaque será Direitos da Família, em fala conduzida, novamente, pela defensora pública Patrícia Fan. Para finalizar o cronograma, a Academia de Saúde da Avenida do Carnaval (Av. Gov. Ernesto Dornelles com Osmar Fortes Barcelos), também receberá uma roda de conversa, às 14h, no dia 28 de março.

Programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher
Quando: Terça-feira (19), 14h
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 – 2º andar)
Oficina “Garantia de Direitos da Mulher”
Palestrante: psicóloga Júlia Czamora

Quando: 26 de março, 14h
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Oficina “Direitos da Família”
Palestrante: Patrícia Fan

Quando: 28 de março, 14h
Local: Academia de Saúde da Avenida do Carnaval (Av. Gov. Ernesto Dornelles com Osmar Fortes Barcelos)
Rodas de Conversa - Histórias de Mulher

Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1