20190102 LucianaAbdur OperacaoVeraoGuardaMunicipal 001
Foto: Luciana Abdur
Em meados de dezembro, 12 novos agentes concluíram o curso de formação e ingressaram na Guarda Municipal (GM) de Esteio. O aumento de cerca de 30% do efetivo da força de segurança já fez a diferença na cidade logo no primeiro mês, conforme mostram as estatísticas da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) sobre o primeiro bimestre de 2019. Conforme os dados, o número de rondas realizadas foi ampliado em 67% em relação a janeiro e fevereiro de 2018. Foram 3.591 locais averiguados contra 2.148 no ano passado.

 

Houve, ainda de acordo com a SMSMU, um aumento dos boletins de atendimento da Guarda. Nos primeiros dois meses de 2018, foram registrados 106 atendimentos, enquanto no mesmo período deste ano foram feitos 260 registros, um crescimento de 145%.

 

Outro fator importante para a maior da presença da GM em áreas públicas de Esteio no início de 2019 foi a realização, entre janeiro e fevereiro, da “Operação Verão Seguro”. Além das rondas normalmente já realizadas com duas viaturas em diferentes locais de Esteio, guardas municipais intensificaram as rondas a pé, das 8h30min às 20h30min, em regiões com maior movimento de lazer na cidade, permanecendo em cada ponto por cerca de duas horas.

 

Ano de muitos avanços para a instituição e para a segurança dos esteienses

A Guarda Municipal de Esteio começou 2019 com efetivo ampliado em 30%, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Entre agosto e dezembro, eles participaram de aulas sobre direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida, com conteúdos teóricos e práticos, em um total de 721 horas de capacitação.

 

Além disso, em novembro a Prefeitura recebeu as 20 pistolas da marca Taurus, calibre 380, que passarão a fazer parte dos equipamentos de trabalho usados pelos guardas no combate à criminalidade. Além de treinamento, os agentes passaram por teste e por avaliação psicológica para uso de arma de fogo.

 

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre a Administração Municipal e as forças de segurança que atuam na cidade, como a Polícia Civil e a Brigada Militar. A adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

 

Segundo relatório sobre a violência no Rio Grande do Sul em 2018, divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado, a redução média dos casos de violência em Esteio foi de 15,73% em 2018 em relação a 2017. Foram registrados menos ocorrências de furtos de veículo (-35,36%), roubos (-22,65%), furtos (-19,27%), roubos de veículos (-13,33%) e delitos relacionados a armas e munições (-10,26%). O número de homicídios dolosos caiu 40,74% na cidade, enquanto o número de vítimas fatais de homicídio foi 46,87% menor. Além disso, não foram registrados casos de latrocínio em Esteio no ano passado.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi