20190211 Jean-Monteiro CapacitacaoNovosAgentesSaude Abre
Fotos: Jean Monteiro
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Esteio iniciou, nesta segunda-feira (11), uma capacitação introdutória para 16 novos agentes comunitários de saúde (ACS) que atuarão em equipes de Estratégia Saúde da Família em seis unidades básicas de saúde (UBS) da cidade. As aulas seguirão até a próxima sexta-feira (15), das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da SMS. A capacitação está sendo feita por funcionários de diferentes áreas de atuação da rede de saúde do Município. 

O curso introdutório tem o objetivo de qualificar o agente comunitário de saúde com conhecimentos iniciais para sua prática cotidiana. Durante a semana serão abordados temas como a estrutura e o funcionamento da rede de saúde do Município, a história do Serviço Único de Saúde (SUS), as políticas de saúde e a ética profissional e postura na área de trabalho.

Os assuntos contemplam e exploram a integração entre as equipes de saúde e a população da região atendida pela UBS. “O agente comunitário tem o trabalho de ligar a ajuda entre as famílias aos serviços de saúde oferecidos no Município. A ideia é sempre visar uma melhor qualidade de vida aos atendidos”, afirmou Fabiana Chaves, que é dentista na rede municipal.

A UBS Prefeito Pio Germano (Ezequiel) receberá sete dos agentes que estão em capacitação. Para a UBS Novo Esteio serão encaminhados quatro agentes e, para a UBS Votorantim, dois. As UBSs Planalto, Cruzeiro e Pedro Ernesto Menezes (Primavera) receberão um ACS cada.Os novos agentes iniciarão suas atividades nas respecitivas UBSs na próxima segunda-feira (18).



Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1