20190209 EduardoBarattoLeonardi Oculos abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
Mesmo usando óculos de leitura receitados anos atrás, um dia Carlos Ricardo Steinbrüch, 52 anos, começou a perceber certa dificuldade para ler. “Do nada, as letrinhas começavam a correr”, explicou. Além disso, ao tentar enxergar objetos distantes, eles começaram a ficar embaralhados. Em janeiro, o morador do Santo Inácio procurou a Unidade de Saúde Básica (UBS) Jardim Planalto e, em seguida, foi encaminhado para um oftalmologista, que diagnosticou a necessidade de usar óculos para corrigir hipermetropia e astigmatismo. Nesta sexta-feira (9), Carlos recebeu suas novas lentes multifocais, gratuitamente, graças a uma parceria entre o Lions Clube Esteio Centro e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

“Estou desempregado há nove anos e seria bastante complicado arranjar o dinheiro para comprar os óculos”, comentou Carlos, que é extrusor. Ele decidiu procurar o Serviço Social da SMS, onde ficou sabendo da ação com o Lions e, agora, com a visão nova, já faz planos. “Essa doação me ajudou muito. Quem sabe não me dá sorte de conseguir um novo trabalho?”.

 

A entrega foi realizada pelo presidente do Lions Clube Esteio Centro, Marcelo Lauer, e pelo proprietário da Ótica Ativa, Rogério Fanfa. A parceria entre Lions e SMS teve início em novembro de 2018. Por mês, são doados 10 óculos pela ação. Com a entrega para Carlos, já são 29 pessoas diagnosticadas com problemas de visão que não tinham condições de comprar óculos beneficiadas pela iniciativa.

 

Sobre o Serviço Social da Secretaria de Saúde

O Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde de Esteio funciona no Centro Administrativo de Saúde (Av. Padre Claret, 666) e o atendimento é realizado às segundas e terças-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 16h30min, às quartas-feiras, das 13h às 16h30min, e às quintas e sextas-feiras, das 9h às 12h. O setor auxilia a comunidade no acessos a programas, projetos, encaminhamentos na rede de saúde e acompanhamentos sociais, assim como no apoio às unidades básicas de saúde.

 

Entre os pedidos que podem ser solicitados estão o encaminhamento junto à Secretaria de Saúde do Estado para solicitação de órteses, próteses e reabilitações físicas, intelectual, auditiva e visual; fisioterapia domiciliar, oxigenoterapia, agendamento de transportes para consultas e exames médicos para pacientes que tenham dificuldade de locomoção e agendamento de transporte de ambulância para pacientes acamados e que não caminham.

 

O atendimento às demandas depende de critérios, da viabilidade e da disponibilidade dos serviços requeridos. Para fazer um encaminhamento, é necessário ir até o Serviço Social e apresentar documentos de identificação (RG e CPF), cartão do SUS, comprovante de endereço e de renda atualizados e laudo médico da situação de saúde. Com base nessas informações, será feito um estudo e avaliação socioeconômica presencial com o requerente.

 

Serviço Social da Secretaria Municipal de Saúde

Local: Centro Administrativo de Saúde (Av. Padre Claret, 666)

 

Horários de atendimento

Segunda e terça-feira: Das 9h às 12h e das 13h às 16h30min
Quarta-feira: Das 13h às 16h30min
Quinta e sexta-feira: Das 9h às 12h

 

Atendimentos

- Encaminhamento junto à Secretaria de Saúde do Estado para solicitação de órteses, próteses e reabilitações físicas, intelectual, auditiva e visual
- Fisioterapia domiciliar (fisioterapia motora e respiratória) para atender pacientes acamados, com extrema dificuldade de locomoção, pós-cirúrgico recente, etc. (é necessário ter prescrição médica de fisioterapia domiciliar)
- Solicitação de oxigênio domiciliar (oxigenoterapia): para encaminhar é necessário solicitação médica, preenchida em formulário, bem como exames (gasometria, hemograma, raio-x de tórax, eletrocardiograma)
- Agendamento de transportes para consultas e exames médicos para pacientes que tenham dificuldade de locomoção (conforme disponibilidade e capacidade de agendamento), preferencialmente, no mínimo, com uma semana de antecedência da data agendada
- Agendamento de transporte de ambulância para consultas e exames para pacientes acamados e que não deambulam (conforme disponibilidade e capacidade de agendamento), preferencialmente, no mínimo, com uma semana de antecedência da data agendada

 

Documentos para os atendimentos: RG, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e de renda, e laudo médico da situação de saúde

 

Informações: (51) 3473-6377

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi

 

gallery1 gallery1