20190205 JeanMonteiro OficinaBoxe Abre
Fotos: Jean Monteiro e Luciana Abdur
Todas as terças e quintas-feiras, das 17h às 18h30min, o Centro de Convivência do Território da Paz (Rua Orestes Pianta, 210 – Parque Primavera), se transforma em um espaço para adolescentes entre 12 e 18 anos praticarem boxe. O professor Abílio Mobus leva luvas, manoplas e até sacos de pancada para que a garotada tenha uma vivência esportiva diferente, além de um auxílio no aprendizado educacional e social.


As aulas, conforme Gustavo Henrique Maciel, 15 anos, permitem gastar as energias. “O esporte faz bem para saúde, mas também traz o aprendizado para a vida, além de ser algo divertido”, disse. Enquanto isso, sua parceira de luvas, Luciana Brandão, 17 anos, já conhecia muito bem o esporte, que acredita ser mais do que uma simples luta. “O boxe é muito bom. Já tive a oportunidade praticar antes, junto com o Abílio. É uma forma de tirar a gurizada da rua e dar um rumo. Enquanto o pessoal está aqui, está aprendendo algo”, garante a menina.


Outro espaço onde os adolescentes podem praticar a modalidade é o Centro de Artes e Esportes Unificado Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no fim da Rua Rio Grande. Ali, os treinos ocorrem todas as segundas-feiras, das 16h às 18h. Participando pela primeira vez da atividade, Alfrânio da Costa, 17 anos, espera que a prática lhe ajude na perda de peso. “Começar o boxe é uma forma de me superar, buscar o melhor para mim. Curto bastante a modalidade, quem sabe um dia possa me tornar um profissional”, falou.


As inscrições nas oficinas são feitas no horário e no local das aulas. É necessário estar acompanhado pelos pais ou por um responsável legal e apresentar o documento de identificação do aluno.


Terceira Idade também está na luta
Engana-se quem acha que só os jovens podem aprender esse tradicional esporte. Todas as segundas e quintas-feiras, às 10h30min, pessoas acima de 50 anos reúnem-se para treinar durante uma hora e meia na oficina de boxe específica para a Terceira Idade. A atividade também faz parte do Programa Esporte Cidadão.

Durante o período de recesso no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, em janeiro, as aulas ocorreram na Praça da Juventude. Desde a última segunda-feira (4), os encontros voltaram ao ginásio da Vila Olímpica (Rua 24 de Agosto, 3079 – Vila Olímpica). Interessados em participar, devem comparecer no horário da aula apresentando documento de identidade para realizar a sua inscrição com o professor responsável.

Aos 66 anos, Carlos Alberto de Almeida dá uma “aula” de golpes diretos e cruzados. “A idade nunca foi um problema para mim. Desde que comecei, há um ano, meu preparo físico evoluiu e me adaptei a um novo estilo de vida cheio de desafios e muito saudável”, disse o aposentado. Focado, Carlos foi um dos primeiros alunos a participar das oficinas, iniciadas em 2018.

O Programa Esporte Cidadão, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE), realiza oficinas socioeducativas que procuram atender adolescentes, jovens e adultos. Utiliza a prática esportiva como ferramenta auxiliar no processo educacional, social e de saúde do ser humano, aliando a garantia a direitos a sentimentos de cooperação e amizade.


Boxe para adolescentes – Programa Esporte Cidadão
Público-alvo: jovens entre 12 e 18 anos

Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Final da Rua Rio Grande, junto ao Residencial Pôr-do-Sol
Quando: Todas as segundas-feiras, das 16h às 18h
Inscrições: no local e horário das oficinas, com a presença dos pais ou responsável legal
Documentação necessária: Documento de Identidade


Onde: Centro de Convivência Território da Paz - Rua Orestes Pianta, 210 – Parque Primavera
Quando: Todas terças-feiras e quintas-feiras, das 17h às 18h30
Inscrições: no local e horário das oficinas, com a presença dos pais ou responsável legal
Documentação necessária: Documento de Identidade


Boxe para Terceira Idade – Programa Esporte Cidadão

Público-alvo: pessoas acima de 50 anos
Onde: Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079 – Vila Olímpica)
Quando: todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 10h30min
Inscrições: no local e horário das oficinas
Documentação necessária: Documento de Identidade

 

 

Texto: Jean Monteiro e Luciana Abdur


 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1

gallery2 gallery2 gallery2
gallery2 gallery2 gallery2

gallery3 gallery3 gallery3
gallery3 gallery3 gallery3