20190206 JeanMonteiro CapacitacaoMerendeiras Abre
Fotos: Jean Monteiro
Para começar o ano letivo de 2019 com tudo em dia, as merendeiras das cinco escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) e de instituições conveniadas participaram de uma formação sobre as mudanças que ocorrerão nos cardápios das escolas, voltadas aos alunos do Berçário. A atividade ocorreu nesta quarta-feira (6), na EMEI Pedacinho do Céu, no Jardim Planalto. Na parte da manhã, elas acompanharam orientações sobre procedimentos padrão na cozinha. À tarde, elas prepararam alimentos que farão parte do cardápio da merenda escolar.

As nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (SME) Simone Alves e Maria Lúcia Bertoldi repassaram as receitas, já com o cuidado de reduzir drasticamente, ou eliminar, o açúcar do preparo, uma das alterações para este ano. “A ideia é que possamos criar alternativas saudáveis aos industrializados. Estamos lidando com crianças de um a dois anos, é importante trabalharmos com refeições mais balanceadas”, disse Simone. A nutricionista ainda apresentou algumas das opções que serão inseridas. “Faremos, por exemplo, geleias de frutas, como banana e mamão, sem qualquer adição de açúcar, somente com a fruta”, explicou. As formações também são importantes pois trabalham as questões de aproveitamento máximo dos alimentos, evitando o desperdício.

A proposta da Secretaria Municipal de Educação (SME) é diversificar a alimentação das crianças esteienses e apresentar um cardápio mais rico em nutrientes. As pastas, por exemplo, com um grande número de nutrientes, podem substituir misturas como o doce de leite. As formações serão realizadas mensalmente para melhor instruir as equipes de alimentação das escolas.

Carla Balbinot, 60 anos, uma das participantes da formação, trabalha há 16 anos como merendeira no Município. “Já estamos há dois anos trabalhando com essas mudanças no cardápio, buscando sempre algo mais natural. A diminuição de alimentos industrializados faz para bem para os pequenos”, falou Carla.

Retorno às aulas na próxima segunda-feira para a educação infantil
Na próxima segunda-feira (11), bebês e crianças atendidas nas EMEIs, nas escolas conveniadas e nas escolas particulares com as quais a SME tem contrato para a compra de vagas retomarão suas atividades. A Educação Infantil esteiense finalizou 2018 com um total de 3.482 alunos matriculados. Nos centros municipais de Educação Básica (CMEB), a volta às aulas será no dia 18 de fevereiro.


Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1