20190123 JeanMonteiro ReuniaocoordMulher Abre
Fotos: Jean Monteiro
A Coordenadoria da Mulher, antes vinculada ao gabinete da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, agora faz parte da Diretoria de Políticas de Assistência. Com isso, foi solicitada uma reunião junto a membros do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) na tarde desta quarta-feira (23), para que sejam alinhadas futuras políticas públicas voltadas para a mulher esteiense.

A titular da SMCTE, Tatiana Tanara, comentou no encontro sobre a importância de políticas afirmativas para a mulher. “Temos que desenvolver ideias que facilitem a emancipação da mulher. Somente com ela, sentando, conversando e ensinando, podemos combater a violência doméstica. Para que a Coordenadoria desenvolva esse tipo de ação contamos com o Conselho da Mulher. Esperamos que em 2019 sejamos mais atuantes nisso”, afirmou.

Além disso, a reunião também serve para que em 2019 sejam retomadas as atividades e reuniões do Comdim. O Conselho é formado por representantes civis e de entidades, bem como por partes de órgão públicos como da SMCTE e Secretaria Municipal de Saúde. O Conselho da Mulher atua na busca por políticas do direito e da defesa mulher, além de assegurar sua participação nas atividades políticas, econômicas e culturais do Município.

Todos os conselhos do Município são independentes e devem funcionar de forma autônoma do Poder Executivo. A função dos conselhos é possibilitar aos cidadãos uma participação ativa no processo de criação de políticas públicas em Esteio. Ao todo, Esteio conta com 20 grupos voltados para as mais diversas áreas como habitação, educação, saúde, cultura e grupos étnicos.

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1