emplacamento 800O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um imposto cobrado pelo Governo do Estado, mas que pode trazer benefícios para as cidades. Isso porque metade da arrecadação obtida no município retorna para o local, conforme o número de veículos emplacados. Para conscientizar a população sobre essa importante forma de arrecadação, a Prefeitura de Esteio, através da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), desenvolveu uma campanha para mobilizar o esteiense a emplacar seu veículo na cidade.

 

Da parte do IPVA que cabe ao município, um quarto do valor (25%) deve ser aplicado em Educação Básica e 15%, na Saúde. Os outros 60% podem ser usados em melhorias nas vias, em segurança pública, em obras e outras ações importantes para o desenvolvimento da cidade. Caso o proprietário registre seu veículo em uma cidade vizinha, ele vai mandar o dinheiro do seu imposto para aquele município, e não para Esteio.

 

Foram repassados para o Município, do IPVA 2017, cerca de R$ 8,381 milhões. No ano seguinte, esse valor subiu para R$ 8,87 milhões. Os números do IPVA 2019 serão apurados nos próximos dias, com o encerramento do prazo, na sexta-feira (28), para pagamento com desconto. A campanha de incentivo ao emplacamento em Esteio envolverá a distribuição de material impresso explicativo em escolas e para os condutores que circulam pela cidade. Cartazes serão colados em veículos do transporte coletivo urbano, em postos de combustíveis e no comércio esteiense.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi