20181226 JeanMonteiro AtendimentosCIAS Abre
Fotos: Jean Monteiro
Com o início dos atendimentos odontológicos, no dia 17 de dezembro, o Centro Integrado de Atenção a Saúde (Cias) passou a contar com todos os seus serviços em operação. Localizado na Travessa Mario Cutruneo, 48, Vila Olímpica, o Cias atende das 8h às 17h, e completou três meses no dia 24 e realizou no total 2,5 mil consultas. Local também é referência para atendimentos em saúde da mulher, fonoaudiologia, psicopedagogia, laboratório clínico, entre outros. No turno da noite, das 17h às 21h, o espaço abriga uma unidade de saúde estendida, promovendo atendimentos eletivos e sob demanda de clínica geral, ginecologia, pediatria e odontologia.

Além de avaliações, o Cias também oferece cirurgias de extração de dente, buco maxilofacial e procedimentos simples, conforme o encaminhamento das unidades básicas de saúde de Esteio. Em sua primeira ida ao local, a dona de casa e moradora do Bairro São José, Romilda Machado, 58 anos, foi acompanhar o filho Gregory Machado na retirada de dois sisos. “Ficou muito melhor a localização, facilita para a população. Também ajuda por conta do posto de saúde com atendimento até mais tarde”, disse Romilda.

Entre as especialidades, a saúde da mulher realiza cerca de 90 consultas por semana. São procedimentos como colposcopia e biópsia de colo de útero para colocação de dispositivo intrauterino (DIU), além de coleta de citopatológicos. Na nutrição, são 70 atendimentos por semana. Na fonoaudiologia, 50 atendimentos. Dermatologia, que em breve contará com um novo profissional, e cardiologia fazem 48 atendimentos semanais. No horário que funciona como unidade básica de saúde, são feitos 132 atendimentos por semana com o clínico geral e outros 60 na pediatria.

Um serviço diferenciado que o Cias oferece é a psicopedagogia. Lá, crianças e jovens esteienses têm a oportunidade de desenvolver melhor técnicas de aprendizado e de comunicação. A profissional que atende no local é responsável por identificar os pontos de dificuldades e diagnosticar possíveis transtornos.

Além das especialidades, o Cias conta com um laboratório clínico para coleta e realização de exames de sangue. Esteienses que necessitem de bolsa de colostomia também possuem o local como referência. Aqueles que receberam o direcionamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde podem buscar o local para a retirada dos materiais necessários.

O Cias foi inaugurado em 24 de setembro. Com uma área de 1.948,93 m², amplia as possibilidades de atendimento, não sendo mais necessário ir até o Hospital São Camilo para atendimentos médicos após o horário de fechamento dos postos de saúde.


Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias)
Atendimentos oferecidos
Das 8h às 17h
- Dermatologia
- Cardiologia
- Ambulatório de Saúde da Mulher (com ginecologistas, exames rápidos de gravidez, exames de colposcopia e biópsia de colo de útero para colocação de DIU, citopatológicos, entre outros)
- Atendimentos especializados em fonoaudiologia para crianças e adultos
- Atendimentos especializados em Nutrição, para adultos e crianças
- Atendimentos especializados em Psicopedagogia
- Serviço de referência ao usuário ostomizado
- Centro de Referência em Odontologia (com Radiologia e Periodontia)
- Programa Primeira Infância Melhor (PIM)
- Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (Nasf)
- Laboratório de Exames Clínicos


Das 17h às 21h

- Atendimentos eletivos e sob demanda, de baixa complexidade, em Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia


Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1