PoloUABEsteioO Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB em Esteio está com inscrições abertas para o Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, na modalidade à distância, voltado para pessoas já formadas na área da saúde. As aulas são possíveis graças a uma parceria entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a UAB. Os interessados têm até dia 18 de janeiro para efetuar a inscrição. Esteio conta com 21 vagas para o curso, que terá duração de 12 meses. Edital com a relação de documentos e futuras datas do processo podem ser acessadas neste link.

O processo de seleção será realizado por uma Comissão definida pela Coordenação do Curso e consistirá na avaliação do currículo e da narrativa da trajetória profissional do candidato, bem como na análise objetiva da documentação exigida. O resultado preliminar deverá ser divulgado no dia 23 de janeiro no portal da Fiocruz (www.ead.fiocruz.br). O candidato que quiser interpor recurso terá até dois após a divulgação do resultado. Já as matrículas deverão ser feitas do dia 23de janeiro até 8 de fevereiro.

O Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde visa qualificar profissionais da área, capazes de desencadear e ampliar o pensamento crítico e a ação estratégica, dinamizando processos de mudança na formação em saúde no país.Em todo o Brasil, serão 150 vagas para a especialização que contará com uma  carga horária total de 396 horas, sendo 300 delas a distância, por meio do ambiente virtual de aprendizagem) e 96 horas de forma presencial nos Polos UAB selecionados.


O que é a UAB?
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.


O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

Curso de Especialização em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde
Inscrições: Até 18 de janeiro
Modo: On-line pelo site https://extranet.ead.fiocruz.br/simios/inscricao_web/inscricao_01.php?edital=543
Edital do curso 

 

Texto: Jean Monteiro