20181219 JeanMonteiro OdontoNoCias Abre
Foto: Jean Monteiro
O Centro Integrado de Atenção em Saúde (Cias) de Esteio acaba de ganhar mais um serviço para atender a população no Município. Desde a última segunda-feira (17), o local está realizando atendimentos odontológicos de urgência, como uma Unidade de Saúde Estendida, das 17h às 20h, nas segundas, quartas e sextas-feiras. Além disso, durante o dia, o local funcionará como um centro de referência de odontologia, conforme o encaminhamento das unidades básicas de saúde de Esteio.

A partir de janeiro, os atendimentos enquanto Unidade de Saúde Estendida começarão a ser oferecidos de segundas a sextas-feiras. Outros serviços também estarão previstos para iniciar já no próximo mês, como cirurgia buco maxilofacial, disponível a partir de 2 de janeiro, e periodontia, que iniciará as atividades no dia 15.

O Cias foi Inaugurado no dia 24 de setembro e, em seu primeiro mês de atividade, realizou mais de 1,7 mil atendimentos, sendo 855 atendimentos no setor de Especialidades e 858 nos serviços da Unidade Básica de Saúde (UBS) Estendida. Localizado na Travessa Mário Cutruneo, 48, funciona, das 8h às 17h, como Centro de Especialidades Médicas, Centro de Referência em Odontologia, Laboratório Clínico e Ambulatório de Saúde da Mulher, dentre outros serviços agendados na área da saúde. Das 17h às 21h, ou seja, logo após o horário de fechamento dos postos de saúde do Município, o espaço abriga uma Unidade de Saúde Estendida, oferecendo atendimentos eletivos e sob demanda de Clínica Geral, Ginecologia, Pediatria e Odontologia.

O prédio do Cias conta com uma área de 1.948,93 m². Para poder iniciar os atendimentos no local foram investidos R$ 166,5 mil na compra de equipamentos e mobiliários. Também foram necessárias adequações estruturais, incluindo melhorias na rede elétrica, implantação de rede lógica, dentre outras. O uso do espaço para esta finalidade, cuja construção contou com cofinanciamento do Governo Federal, foi solicitado junto ao Ministério da Saúde.


Texto: Jean Monteiro