20181218 DjalmaCorreaPacheco InauguracaoSAE abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
A Prefeitura de Esteio inaugurou na manhã desta terça-feira (18) a nova sede do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE), que passa a atender na Rua Padre Claret, 646, ao lado do Centro Administrativo de Saúde. O SAE é responsável por ações de combate, prevenção e pela assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar. O local faz o acompanhamento, também, de pacientes com tuberculose.

Em sua fala, o prefeito Leonardo Pascoal destacou que o novo espaço atende de forma mais qualificada os pacientes com doenças que precisam de uma atenção diferenciada. “Muito mais que uma casa nova, este espaço é realmente a efetivação da implantação de um serviço especializado que tem suas particularidades, suas peculiaridades e que precisa oferecer para os usuários realmente uma atenção integral com a preservação do sigilo e também a estrutura adequada para atender as diferentes patologias”, afirmou. “Eu lembro do início do governo, quando visitava os espaços de saúde e conversava que o espaço do SAE era inapropriado. Era um local insalubre, não tinha janelas para entender um público onde temos pessoas com tuberculose e outras doenças. Então, incluímos esse projeto no Programa Mais Saúde e hoje estamos conseguindo entregar esse espaço que está muito bem desenhado”, prosseguiu o prefeito.

Pascoal lembrou, ainda, que o SAE ao lado da Secretaria Municipal de Saúde vai facilitar a vida dos usuários. “É um ganho importante, porque o usuário terá mais facilidade de acessar os outros serviços, seja na Regulação, na Farmácia Básica ou em outros setores da Secretaria de Saúde. E vice-versa também, pois o usuário da SMS terá mais facilidade de acessar aqui”, exemplificou.

O prefeito seguiu sua fala falando da importância do Serviço, que vai receber mais uma médica infecto pediatra e recebeu uma assistente social. “Sabemos que esse número de crianças tem aumentado e isso nos preocupa. Então a contratação de mais um profissional médico que veio para fortalecer a nossa equipe, bastante enxuta para dar conta de uma demanda tão importante, até por termos no nosso mapa estratégico de administração que queremos tornar Esteio uma cidade referência em qualidade de vida”, afirmou. “

No final, Pascoal parabenizou os servidores da SMS e a comunidade de Esteio pela conquista. “Que seja o início de um novo período, e que possamos, após alguns anos, colher só resultados da prevenção. É para isso que temos trabalhado”, finalizou.

A secretária municipal de Saúde, Ana Bool, iniciou sua fala falando da mudança. “Temos agora um serviço de casa nova e cara nova, possibilitando mais um salto de qualidade na Saúde de Esteio”, afirmou. “É uma grande iniciativa, que possibilita que ofereçamos um melhor acolhimento aos pacientes e a qualificação do atendimento é uma marca desta atual gestão”, prosseguiu. Ana seguiu sua fala apresentando alguns números da HIV/Aids e tuberculose em Esteio. De acordo com registros do SAE, o Serviço atende 887 usuários com Aids (em 2016 eram 304), sendo 15 gestantes e 15 crianças e adolescentes entre três e 17 anos. O SAE atende, também, 305 pacientes com hepatites virais e registrou, em 2018, 29 casos de tuberculose.

Também fez uso da fala a vereadora Fernanda Fernandes, que representou o Poder Legislativo na solenidade.


Melhorias
O SAE atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Entre as principais iniciativas promovidas pelo Serviço, além da promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas, estão a realização de testes rápidos para detecção de HIV/Aids nas unidades básicas de saúde (UBS) e centros de Atenção Psicossocial (Caps); implantação e orientação sobre o uso da profilaxia pós-exposição (PEP), um dos métodos de prevenção do HIV, que pode ser aplicado em até 72 horas após relação sexual desprotegida; o encaminhamento de pacientes sorodiferentes e profissionais do sexo, entre outros públicos que se expõem ao risco da infecção ao HIV com maior frequência, para realização da profilaxia pré exposição ao HIV; e a distribuição de preservativos.

Entre as melhorias na equipe, está a contratação de médica infecto pediatra, assistente social e servidor para a área administrativa. Com a mudança, o SAE teve uma ampliação do espaço físico, com uma infraestrutura em acordo com os protocolos do Ministério da Saúde, tais como rota de biossegurança (os pacientes de tuberculose são atendidos em áreas diferentes dos pacientes com HIV/Aids), ventilação adequada com sistema de renovação de ar e ampliação de quatro para oito salas de atendimento. Além disso, foram instalados cinco novos computadores, que garantem melhor agilidade dos atendimentos aos usuários e diminui o tempo de espera, além de facilitar o abastecimento dos dados em sistemas do Ministério da Saúde e facilitar a gestão dos casos de HIV/Aids e tuberculose em Esteio.



Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE)

Endereço: Rua Padre Claret, 646 (ao lado do prédio do Centro Administrativo de Saúde)
Atendimento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
E-mails: sae.dst@esteio.rs.gov.br e tuberculose@esteio.rs.gov.br (Tisiologia)

 


Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1