20181217 IngridKasper NovoLocalSAE abre
Foto: Ingrid Kasper
A inauguração do novo prédio do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE) de Esteio será às 8h30 desta terça-feira (18). A mudança da estrutura que o SAE ocupava na Rua Garibaldi para o novo local (Rua Padre Claret, 646) foi feita na última sexta-feira (14). O horário de atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. 

O serviço é responsável por ações de combate, prevenção e pela assistência ambulatorial às pessoas com HIV/Aids e hepatites virais, entre outras doenças sexualmente transmissíveis (DST), por meio de uma equipe multidisciplinar. O local faz o acompanhamento, também, de pacientes com tuberculose.

Entre as principais iniciativas promovidas pelo SAE, além da promoção de formações continuadas, capacitações e campanhas, estão a realização de testes rápidos nas unidades básicas de saúde (UBS) e centros de Atenção Psicossocial (Caps); implantação e orientação sobre o uso da profilaxia pós-exposição (PEP), uma dos métodos de prevenção do HIV, que pode ser aplicado em até 72 horas para iniciar o tratamento, que dura 28 dias; o encaminhamento de pacientes sorodiferentes, profissionais do sexo, entre outros públicos que se expõem ao risco da infecção ao HIV com maior frequência, para realização da profilaxia pré exposição ao HIV; e a distribuição de preservativos.


Novo prédio do Serviço de Assistência Especializada em DST HIV-AIDS e Tisiologia (SAE)
Inauguração: terça-feira (18)
Endereço: Rua Padre Claret, 646 (ao lado do prédio do Centro Administrativo de Saúde)
E-mail: sae.dst@esteio.rs.gov.br e tuberculose@esteio.rs.gov.br (Tisiologia)
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Texto: Ingrid Kasper