20181214 LucianaAbdur LancamentoLivroBullyingMariaMarques abre
Fotos: Luciana Abdur
“Bullying: você é alvo, expectador ou autor?”. Este foi o título dado a um trabalho desenvolvido por educadores e alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Maria Cordélia Simon Marques. A dedicação de 200 alunos das turmas de 6° ao 9° ano, supervisionados pelos professores, resultou na criação de um livro, que foi oficialmente lançado na manhã desta sexta-feira (14) no pátio da escola. Além dos escritores, outros estudantes, familiares e autoridades prestigiaram a cerimônia. Com 62 obras distribuídas em 104 páginas, alunos na faixa etária de 10 a 15 anos estimulam a criatividade e a consciência dos leitores sobre o bullying através de contos, poemas e poesias.

O livro, desenvolvido durante o ano de 2017, foi feito com um investimento de R$ 4 mil, recurso proveniente do Fundo Municipal de Cultura. Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), Rafael Figliero, momentos como o do lançamento deste livro são gratificantes, pois mostram que o papel da SMCEL está sendo cumprido. “O Conselho Municipal de Políticas Culturais foi o responsável pela aprovação deste projeto, então se vocês estão hoje com estes exemplares em mãos, é porque realmente fazem a diferença”, concluiu. O secretário municipal de Educação, Marcos Dal'Bó, parabenizou os alunos e professores pela obra.

Além das produções textuais, o livro conta com depoimentos e desenhos produzidos e selecionados pelos próprios alunos. Emily Oliveira de Macedo Carvalho, 16 anos, uma das escritoras, emocionou-se ao agradecer aos professores e colegas pela nova conquista. “Ter o livro em mãos, me traz a sensação de que todos nós somos capazes de fazer a diferença desenvolvendo o nosso lado artístico. A literatura deve ser desenvolvida pelos alunos e cidadãos, pois não basta aprender somente física ou matemática. Para sermos completos, precisamos da arte como forma de apoiar e desenvolver nossa criatividade”, disse. A aluna envolveu-se no livro quando estava no 9° ano, em 2017. Atualmente, para fazer o Ensino Médio, estuda no Colégio Estadual Augusto Meyer.

Ao final do lançamento, foram sorteados cinco exemplares do livro para o público e os escritores presentes foram convidados a autografar os livros. Na cerimônia, o vice-prefeito, Jaime da Rosa, a equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do CMEB Maria Marques, e o representante da Editora Versos, Esteban Rey Fontan, também estiveram presentes.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1