20181213 DjalmaCorreaPacheco FormaturaGuardasMunicipais abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
As vias públicas de Esteio contam, agora, com mais 16 guardas municipais. Os novos agentes concluíram a formação do curso integrado, realizado em parceria com Sapucaia do Sul, na noite desta quinta-feira (13) no Ginásio Municipal Edgar Piccioni, na Vila Olímpica. Do município vizinho, foram oito guardas municipais que concluíram a capacitação com 721 horas-aula.

Em suas falas, tanto o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, como o de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, destacaram a parceria entre os dois municípios para a realização da formação. “Esse curso aqui foi realizado através de uma cooperação que precisa servir de exemplo para outras cidades e também para nossas demais ações enquanto municípios vizinhos no dia a dia e precisa ser não apenas renovada na área de segurança pública como ser estendida a outras áreas de governo que a gente possui nas nossas estruturas do governo”, afirmou Pascoal. “Essa união é muito importante. Esperamos continuar sendo parceiros e vamos continuar trabalhando juntos, pois os problemas que um município tem pode refletir no outro. Nossas portas estão abetas para parcerias com Esteio, sempre em benefício de nossos munícipes”, disse Link.

Pascoal também afirmou que a união possibilitou economia de recursos para as duas administrações municipais e possibilitou uma formação ainda melhor. “Essa cooperação permitiu que a gente pudesse oferecer uma instrução ainda mais qualificada para os alunos, hoje guardas municipais, porque somamos as capacidades técnicas das duas secretarias municipais”, argumentou. “É preciso que a gente trabalhe de forma integrada para que nossas comunidades possam sentir o reflexo de nossas ações e também para que nós tenhamos otimização de custos. Num cenário de contingência fiscal, precisamos ser mais eficientes, e eficiência passa por ações como essas”, exemplificou.

O prefeito esteiense, assim como seu colega de Sapucaia do Sul, elogiaram os novos guardas municipais e seus familiares, agradeceram ao trabalho das equipes das duas secretarias de Segurança na realização do curso e desejaram sucesso aos novos agentes. “Quero reforçar as palavras do prefeito Link e dizer que os senhores e senhoras estão, após o juramento que fizeram, assumindo um compromisso solene, realmente, não comigo, não com o prefeito Link, não com os secretários, mas com as comunidades de Esteio e Sapucaia do Sul, assumindo o compromisso como funcionários públicos que é servir bem à população que, com muito suor, contribui para que a gente consiga custear toda as despesas do nosso setor público”, lembrou Pascoal.

Também fizeram uso da palavra os secretários municipais de Segurança e Mobilidade Urbana de Esteio, Roberto Damasceno, e de Segurança e Trânsito de Sapucaia do Sul, Arno Leonhard. “O desfaio de formar novos guardas municipais com uma matriz curricular focada em disciplinas imprescindíveis para o pleno exercício de suas funções, dentro do Sistema de Segurança Pública, o comprometimento e a dedicação de todos os envolvidos e a confiança depositada nessas pessoas foram determinantes para a consagração desta solenidade”, destacou Damasceno.

Na solenidade, os certificados e quepes dos formandos foram entregues por familiares. A cerimônia contou, ainda, com a distinção com placas aos três formando com as melhores notas do curso – Juliani Suelen Rodrigues, Claiton Costa Teixeira e Paulo Roberto Dhein –, com o juramento dos oradores da turma Aline Both e Michel Ornel Pereira, representando todos os novos guardas municipais de Esteio e Sapucaia do Sul.

Um dos agentes de Esteio, por motivo de saúde, não pode comparecer à solenidade, mas também concluiu o curso e está integrado à Guarda Municipal esteiense.

Quase quatro meses de curso
Os alunos iniciaram o curso em agosto, tendo uma carga horária de 721 horas, sendo 182 destinadas para o treinamento de uso de armas de fogo, novo equipamento de trabalho dos agentes. Direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida são os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas.

As lições, iniciadas no dia 27 de agosto com uma aula inaugural no Salão Nobre da Prefeitura, foram ministradas por profissionais da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de esteio, secretários municipais, profissionais da Polícia Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal de Sapucaia do Sul.

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1