20181207 AdrianoRosadaRocha RondaGuardaMunicipalTransito abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
Começou na manhã desta sexta-feira (7) a operação Natal Mais Seguro na Zona Central esteiense. Para proporcionar mais segurança e tranquilidade aos comerciantes e consumidores do Município, durante o mês de dezembro, época em que há maior fluxo de pessoas na área comercial por conta das festas de fim de ano, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) promove, pelo segundo ano consecutivo, a ação.

Das 8h às 20h, guardas municipais intensificaram a presença na Avenida Presidente Vargas e Rua Fernando Ferrari, realizando rondas a pé e motorizadas. Paralelamente, fiscais de trânsito estão atuando na operação Travessia Segura, auxiliando pedestres nas faixas de segurança, também na Avenida Presidente Vargas, nos dois lados da via. Após esse horário, o serviço segue com a viatura da Guarda, com patrulhas pela área central de Esteio.

Para a farmacêutica e proprietária da Farmácia de Manipulação Bulário, Carolina Czajkowski, 32 anos, a ampliação dos serviços de segurança pública é muito importante para a cidade. “Na maioria das vezes, os esteienses evitam de realizar suas compras no Centro por medo, então acabam migrando para shoppings das cidades vizinhas”, disse. Carolina ainda acrescentou que quem trabalha distante da área central, também beneficia-se. “Os trabalhadores costumam sair das suas empresas por volta das 18h, horário que as lojas do Centro estão fechando. A partir de agora, além da segurança, eles podem aproveitar além do horário, pois vamos, os comerciantes, fechar um pouco mais tarde”, concluiu.

O morador de Sapucaia, Rafael Rodrigues, 16 anos, achou a medida ótima, pois além de trazer segurança a si mesmo, também traz a quem está esperando em casa. “Estudo na Escola Estadual Augusto Meyer, então diariamente frequento o município de Esteio. Acabo vindo mais cedo do horário de aula e percorrendo pelo Centro. Com a presença dos agentes, tanto a pé quanto de carro, eu e minha mãe, que me espera em casa, ficamos mais aliviados”, disse. “Ainda a presença deles ajuda aqueles que precisam de alguma informação”, concluiu.

Conforme o comandante da Guarda Municipal, Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró, serão 35 guardas trabalhando na ampliação desses serviços. “A partir do dia 14 de dezembro, a Guarda será reforçada com a entrada de novos 16 agentes. No total, 51 guardas municipais estarão na ativa”, disse. Carlos informou, ainda, que a operação seguirá até dia 28, podendo se estender a 31 de dezembro.

Novos agentes da Guarda se formam na próxima quinta-feira
A SMSMU está preparando para a próxima quinta-feira (13) a formatura de 12 novos agentes da Guarda Municipal de Esteio. O evento está marcado para as 18h30min no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3079). Estes entrarão na ativa a partir do dia 14, intensificando as ações do Natal Mais Seguro.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1