20181205 AdrianoRosadaRocha SeminarioEmCanto abre
Fotos: Adriano Rosa da Rocha
A música tomou conta da capela do Seminário Claretiano no início da noite desta quarta-feira (5). Atividade que faz parte da programação artístico-cultural da Fantástica Fábrica de Sorrisos, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), o Seminário em Canto contou com apresentações da Orquestra Municipal de Esteio, do Coro Municipal, do cantor/servidor da Biblioteca Municipal Rui Barbosa Alexandre Souza e do grupo Dá Pena… de não Ver, que integra o projeto Teatro para Todos.

A noite de música começou com Alexandrinho cantando as clássicas Horizontes (Kleyton e Kledir), Tocando em Frente (Renato Teixeira) e É Preciso Saber Viver (Roberto Carlos e Erasmo Carlos).

Antes da sequência das apresentações, o titular da SMCEL, Rafael Figliero, fez uma rápida saudação ao público. “Agradeço a todos vocês por saírem de casa para assistirem a essa apresentação singela, mas revestida de uma importância muito grande, pois teremos a participação de nossa orquestra e do nosso coro, formado por pessoas de Esteio e de cidades vizinhas que se dedicam à arte”, afirmou. Também falaram antes da música recomeçar, a vereadora Rute Pereira e Odoni Feijó, representante do Cavaleiros Sem Fronteiras, que convidou para a Cavalgada Luminosa que será realizada no dia 14 de setembro.

Depois, a música seguiu com a tradicional Noite Feliz, interpretada pela Orquestra Municipal de Esteio, que também executou a peça Canon, de Johann Pachelbel. O Coro se juntou à Orquestra e juntos tocaram e cantaram músicas natalinas como Bate o Sino, O Primeiro Natal e Canto dos Sinos. Atores do grupo Dá Pena… encerraram as apresentações cantando e interpretando mais músicas natalinas, passando uma mensagem de que os verdadeiros presentes do Natal são as mensagens de amor e respeito.

A programação da Fantástica Fábrica de Sorrisos segue na próxima quarta-feira (12), também no Seminário Claretiano, às 19h, com o Espetáculo de Natal. A principal atração da noite será o Grupo de Teatro Luz e Cena, que encenará a peça "O Natal da Família Gentil", tendo como cenário as ruínas do patrimônio cultural de Esteio. Apresentações do Grupo Geração Z (música) e do Grupo Estilo e Dança Esteio (Gede) também estão programadas.

No dia 14, uma tradição da programação natalina de Esteio com a Cavalgada Luminosa e o Natal de Galpão. Cavalarianos coordenados pelos Cavaleiros sem Fronteiras e veículos de apoio sairão do CTG Chama Nativa, no Bairro Jardim Planalto, às 20h, e percorrerão ruas de Esteio até o CTG Independência Gaúcha, no Novo Esteio. Lá, serão realizadas apresentações artísticas com os integrantes das duas entidades tradicionalistas e convidados.

Fechando a programação, no dia 21, às 20h, a Orquestra Municipal de Esteio volta à Igreja Bom Pastor para o Concerto Natalino. Todas as atividades são gratuitas.


Doação de brinquedos

Esteienses e moradores de cidades vizinhas estão convocados para produzir alegria. Com o mesmo tema “A Fantástica Fábrica de Sorrisos”, a campanha de arrecadação de brinquedos está sendo promovida pelo segundo ano consecutivo pela Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) até o dia 14 de dezembro. Quem quiser colaborar com a produção da Fábrica pode doar um brinquedo novo ou usado, em bom estado de conservação, na sede SMCTE, junto à Prefeitura de Esteio (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150), em dias úteis, das 9h às 12h. O material arrecadado será entregue para entidades assistenciais, que farão a entrega para as crianças.

A Fantástica Fábrica de Sorrisos 2018
Programação artístico-cultural
Quando: Quarta-feira (12), 19h
O que: Espetáculo de Natal (apresentação do grupo de teatro Luz e Cena, Gede e Grupo Geração Z)
Local: Seminário Claretiano (em caso de chuva a atividade será transferida para o Ginásio Municipal Edgar Piccioni - Rua 24 de Agosto, 3079)

Quando: 14 de dezembro, 20h
O que: Cavalgada Luminosa (desfile de cavalarianos) e Natal de Galpão (apresentações dos CTGs)
Local: Saída do CTG Chama Nativa (Rua Coelho Neto, 117) e chegada no CTG Independência Gaúcha (Rua Avelino Antônio Zonta, 649)

Quando: 21 de dezembro, 20h
O que: Concerto Natalino (apresentação da Orquestra Municipal de Esteio)
Local: Igreja Luterana Bom Pastor (Rua dos Ferroviários, 456)


Arrecadação de brinquedos
Quando: Até 14 de dezembro
Local: Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo – SMCTE (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Horário: Das 9h às 12h e das 13h30min às 17h

 

Texto: Djalma Corrêa Pacheco

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1