20181205 LucianaAbdur MostraTrabalhosEducacaoFiscal abre
Fotos: Luciana Abdur
Quem passou pela Rua Garibaldi, também conhecida como Rua Coberta, na tarde desta quarta-feira (5), teve a oportunidade de cadastrar-se ao Nota Fiscal Gaúcha (NFG), programa do Governo do Estado que busca aumentar a arrecadação de impostos e distribuição de prêmios. O motivo da ação foi para marcar o Dia do Doar. Na ação, voluntários do Conta Comigo, programa da Secretaria Municipal de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo (SMCTE) que incentiva o voluntariado, doaram seu tempo livre para realizar o cadastramento dos esteienses.

A auxiliar de serviços gerais Katiane Knevitz, 47 anos, foi uma das cidadãs que demonstrou interesse no cadastramento ao saber que, além de beneficiar entidades do Município, a participação no NFG também é benéfica aos cadastrados. O NFG é o programa ao qual o Compra Premiada, coordenado pela Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), é vinculado, sorteando prêmios em dinheiro para quem adquire produtos no comércio esteiense e pede para colocar o CPF na nota fiscal. “Todos que aqui passarem deveriam dedicar alguns minutos para inscreverem-se. É uma causa nobre, pois além de ajudar entidades, ainda concorremos a prêmios. A partir de agora, sempre darei meu CPF na hora de fazer compras e incentivarei outras pessoas”, disse Katiane.

Não somente na Rua Coberta foi feita a ação, como também pela extensão da Avenida Presidente Vargas, onde, com uma prancha e fichas em mãos, os voluntários realizaram a abordagem dos esteienses.

O Programa Municipal de Educação Fiscal (PMEF) teve uma grande participação no evento. Alunas do 5° ao 9° ano do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Luiza Fraga, vencedoras do 1º Concurso de Paródias da Educação Fiscal, realizado em setembro, acompanhadas das alunas do balé infantil da Sociedade Recreativa Cultural e Beneficente Flamengo (entidade social vinculada à NFG), fizeram a distribuição de panfletos sobre a importância de dar o CPF na nota fiscal e o objetivo do Compra Premiada.

Para atrair mais pessoas à Rua Garibaldi, as meninas do CMEB Luiza Fraga apresentaram-se com a canção que lhes garantiu o primeiro lugar no concurso, uma versão de “Din, Din, Din”, da cantora Ludmilla, com o título “Pega a Nota Fiscal”. Em seguida, foi a vez das alunas do balé infantil dançarem o Quebra-Nozes, composição de Tchaikovsky.

Paralelamente, imagens com trabalhos realizados no PMEF com os alunos durante o ano de 2018 foram expostos com a realização da 3ª Mostra de Trabalhos de Educação Fiscal.

O Dia do Doar acontece todos os anos em diversas partes do mundo. No Brasil, a campanha é promovida pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e tem como objetivo reforçar a cultura de doação, tornando o País mais generoso e solidário para com as organização da sociedade civil. Em Esteio, para homenagear esta data, os voluntários se doaram ao cadastrar novas pessoas na NFG.

O PMEF em 2018 desenvolve, dentro das escolas municipais de Esteio, diferentes atividades a respeito de tributos, conhecimentos fiscais, responsabilidades sociais e funcionamento da Administração Pública. Para divulgar os trabalhos realizados em cada escola, através de vídeos, imagens e apresentações, os professores, acompanhados de seus alunos, terão seus espaços para mostrar seus trabalhos. O Programa possui como metas conscientizar o cidadão a respeito da função socioeconômica dos tributos e a responsabilidade social; propiciar informações sobre a Administração Pública, a arrecadação, a aplicação e o controle dos gastos públicos, estimular a sociedade a acompanhar a aplicação dos recursos; e demonstrar a relevância do tributo na ação financeira do Estado para a organização de políticas públicas e o melhoramento das condições de vida da população.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1