20181205 DjalmaCorreaPacheco ParticpaEsteioSaoSebastiao abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
As principais ações, projetos, programas e realizações da Prefeitura de Esteio ao longo de 2018 foram apresentados aos moradores do Bairro São Sebastião na noite desta quarta-feira (5) na oitava edição do Participa Esteio, reuniões de prestação de contas conduzidas pelo prefeito Leonardo Pascoal que estão sendo realizadas em toda a cidade. O encontro desta vez foi na Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho e reuniu cerca de 20 pessoas da comunidade.

Pascoal apresentou dados importantes da área de saúde, como a redução drástica na espera por exames especializados de 267 dias em média, registrado em março deste ano, para 51 em outubro, sendo que para Audiometria, Ecocardiograma, Ecodoppler, Mapa e Tomografia a fila foi zerada. O prefeito afirmou ainda que foram mais de 84,7 mil consultas médicas e odontológicas realizadas nas unidades básicas de saúde, com quase 6,5 mil somente na UBS Ezequiel, que atende o bairro.

Na Educação, o prefeito frisou que foi concluído o processo de instalação de cobertura em todas as quadras poliesportivas nas escolas municipais (a última foi o CMEB João XXIII), que as obras da Escola Municipal de Educação Infantil Denise Bortolini, na Vila Olímpica, estão 90% concluídas, falou da implantação do Google for Education nas escolas da rede, do projeto de climatização das unidades escolares que já foi concluído em seis escolas e do aumento da oferta de vagas na Educação Infantil, com 93% da demanda atendida, entre outros.

O chefe do Executivo destacou, ainda, avanços na Administração, Ouvidoria, Participação da Sociedade nos encontros do Prefeitura na Rua e Gabinete Aberto, Cultura, Meio Ambiente, Obras e Habitação, entre outros (veja apresentação aqui).

Depois da explanação do prefeito, foi aberto espaço para perguntas e encaminhamento de demandas da comunidade. No final, foram escolhidos representantes para o Comitê Articulador Local, grupo que será responsável pela interlocução entre os moradores e à Administração Municipal.

As sete edições anteriores do “Participa, Esteio” ocorreram nos bairros Santo Inácio (29/11), Novo Esteio (21/11), Vila Olímpica (19/11), Parque Amador (5/11), Três Pontos (29/10), Três Marias (24/10) e Jardim Planalto (22/10), onde o projeto começou em 2018. O nono encontro está marcado para quinta-feira (6) no Bairro Liberdade (CMEB Eva Karnal - Rua Alvício Nienow, 20).



Outras formas de contato com a Prefeitura
Além do “Participa, Esteio”, a Prefeitura promove, ao longo de todo o ano, ações que permitem a proximidade entre a população e os gestores municipais.

Com o Gabinete Aberto, todas as segundas-feiras à tarde (exceto feriados), a partir das 14h, Pascoal e o vice-prefeito, Jaime da Rosa, abrem suas salas de trabalho para receber qualquer pessoa que queira fazer solicitações, reclamações ou elogios à gestão. Os atendimentos são por ordem de chegada (não é preciso agendamento). As demandas são registradas e direcionadas para pastas responsáveis por solucioná-los, quando de responsabilidade da Prefeitura.

No Prefeitura na Rua, prefeito, vice-prefeito e todo o secretariado vão até os bairros de Esteio para receber sugestões, demandas ou elogios dos moradores. O próximo será no dia 15 de dezembro, a partir das 9h, na Rua Coberta (Rua Garibaldi), no Centro.

As demandas à Administração Municipal podem ser encaminhadas, também, pelo telefone da Ouvidoria (0800-541-0400) e pelo aplicativo Fiscale.vc (disponível para download gratuito nos sistemas Android e IOS nas lojas Google Play e App Store).


Participa, Esteio - próximas edições*
Quinta-feira (6) – Liberdade
Local: CMEB Eva Karnal (Rua Alvício Nienow, 202)


Segunda-feira (10) – Centro
Local: CMEB Oswaldo Aranha (Rua Rio Grande, 1285)


17 de dezembro – Primavera
Local: Centro de Convivência Território de Paz (Rua Orestes Pianta, 210)


18 de dezembro - Tamandaré
Local: Associação de Moradores (Rua Manoel Machado, 140)


19 de dezembro - São José
Local: CMEB Alberto Pasqualini (Rua Arthur da Costa e Silva, 55)
* Datas e locais poderão sofrer alterações


Prefeitura na Rua - Centro
Quando: 15 de dezembro, 9h
Local: Rua Garibaldi (Rua Coberta)
Atendimento por ordem de chegada


Gabinete Aberto
Quando: Toda segunda-feira, a partir das 14h (exceto feriados)
Local: Gabinete do Prefeito (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150 -2º andar)
Atendimento por ordem de chegada

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1