20181107 IngridKasper RodaConversaCaminhadaNovembroAzul abre
Fotos: Ingrid Kasper
O mês de novembro, chamado de Novembro Azul, promove o diálogo sobre o câncer de próstata. Pensando nisso, a Academia de Saúde da Avenida do Carnaval realizou, na manhã desta quarta-feira (7), uma roda de conversa seguida de uma caminhada pela Avenida Governador Enersto Dornelles, no Bairro Santo Inácio. Cerca de 30 pessoas estiveram presentes para ouvir os conselhos dos agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Planalto.

A enfermeira Cristiane Backes enfatizou que o receio dos homens pelo exame de toque é o principal agravante. “Por terem receio, muitas vezes proveniente de piadas ou até mesmo pela situação em si, diversos homens deixam de fazer o exame, que é essencial para o diagnóstico. É importante destacar que nós pedimos primeiro o exame de sangue e após, se necessário o toque. Mas ninguém é obrigado a fazer. O paciente sempre é livre para decidir”, afirmou.

João Itamar Pereira de Carvalho, que participou das atividades, presenciou de perto a realidade do câncer. O aposentado conta que perdeu o pai para a doença. “Nós temos uma cultura muito errada. Essas brincadeiras que fazem com o assunto prejudicam muito a prevenção. Sabemos que, estatisticamente, homens morrem mais e acredito que esses fatores contribuam. Perdi meu pai para o câncer de próstata e tenho certeza que a saída para evitar situações como essa é abrir a mente e realizar a prevenção. Nosso maior bem é a vida, temos que preservá-la”, disse o morador do bairro Parque Amador.

Os agentes enfatizaram que os sintomas variam entre vontade constante ou dores ao urinar, presença de sangue na urina e/ ou no sêmen e dores ósseas. Os fatores de risco englobam o histórico familiar, etnia negra, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e sedentarismo. Homens a partir dos 45 anos devem ir ao urologista uma vez ao ano para realizar os exames preventivos.

O Novembro Azul, representado pelo famoso bigode, foi iniciado em 2003, na Austrália, aproveitando as comemorações do dia mundial de prevenção ao câncer de próstata, que ocorre em 17 de novembro. Esse é o tipo mais comum de câncer entre os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1