20181106 DjalmaCorreaPacheco EntregaPremioGestorPublico abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
Os projetos “Esteio do Desenvolvimento” e “Modelo de Governança e Gestão” conquistaram troféus no 17º Prêmio Gestor Público 2018, promovido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do Estado do Rio Grande do Sul (Sindifisco-RS) e Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do Rio Grande do Sul (Afisvec). A premiação foi entregue ao prefeito Leonardo Pascoal em solenidade realizada na noite desta terça-feira na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. O programa Esteio por Mais Saúde também estava entre os 43 finalistas, selecionados entre 134 iniciativas inscritas por 68 municípios de todo o Rio Grande do Sul.

Em transmissão ao vivo no Facebook logo após o encerramento da solenidade, Pascoal comemorou as conquistas. “Foram apenas 32 municípios que receberam algum tipo de distinção e tivemos duas premiações. Isso é fruto do trabalho de muitos servidores, de diversos gestores, de uma equipe muito comprometida que temos nas secretarias e que simboliza muito bem a dedicação e o compromisso que temos com a sociedade. Isso é um símbolo, mas representa muito pra nós, porque é o reconhecimento de um trabalho feito de forma séria, de forma comprometida, e que dá resultado na prática para a sociedade, porque isso se materializa em serviços públicos de melhor qualidade, em menos burocracias, em novas oportunidades, em novos negócios para nosso município”, afirmou. No final, o prefeito agradeceu a todos que trabalham pela Administração Municipal. “Muito obrigado a todos, especialmente aos servidores da Prefeitura Municipal de Esteio, que mesmo diante de dificuldades, de adversidades, não deixam de fazer o trabalho, de buscar inovação com criatividade e de superar dificuldades. É noite de festa para nós e que possamos cada vez mais entregar para a sociedade bons serviços públicos porque essa a nossa missão, esse é o papel de todos nós que somos servidores municipais. Parabéns também a nossa comunidade porque vocês são a razão de ser, a razão de existirmos e a razão de nosso trabalho diário. Parabéns a todos nós esteienses”, finalizou.

O Modelo de Governança e Gestão, implantado no início de 2017, monitora as metas e os programas prioritários de toda a Administração Municipal, sendo atualizado diariamente. O projeto é pioneiro no Estado, sendo Esteio o primeiro município a implantar o Modelo através de lei, para que as futuras gestões mantenham o projeto.

O Esteio do Desenvolvimento é um projeto intersetorial, que envolve diversas secretarias, e contempla ações de desburocratização para a abertura de empresas, com incentivos tributários e outras medidas que buscam o desenvolvimento da cidade através da geração de novos negócios. O projeto está alinhado com a economia solidária e inclusão produtiva.

A solenidade de premiação contou com as apresentações do Coral da Secretaria da Fazenda e do Grupo Monte Belo – Música, Canto e Dança, projeto vencedor do PGP 2017.


Reconhecimento público

O Prêmio Gestor Público objetiva reconhecer, publicamente, ações desenvolvidas pela Administração Pública Municipal do Rio Grande do Sul que atinjam resultados positivos para as comunidades onde se efetivam, incentivando, assim, a melhoria da gestão pública, bem como seus gestores municipais em adotar iniciativas inovadoras, criativas e que atendam à metodologia de projetos.

Nesse cenário, o PGP representa parâmetro de qualidade técnica e meio de comunicação social entre as entidades representativas do Fisco Estadual e a sociedade gaúcha, o relacionamento com as comunidades municipais e a ampliação recíproca do conhecimento são as grandes recompensas, além do estímulo ao aperfeiçoamento contínuo do evento que possui características técnicas, científicas para o desenvolvimento social das comunidades onde atuam seus filiados. Ao longo das edições anuais já realizadas, é inquestionável o crescimento em quantidade e qualidade dos projetos inscritos pelas prefeituras gaúchas e a constante busca para adequação à metodologia exigida no certame.

A definição dos premiados aconteceu durante a reunião da comissão julgadora do PGP, realizada no dia 17 de outubro na sede administrativa do Sindifisco-RS, entidade realizadora do Prêmio em conjunto com a Afisvec. As instituições representam a categoria dos auditores fiscais da Receita Estadual do RS.

O PGP conta com a participação especial da Assembleia Legislativa, patrocínio do Banrisul e apoio da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) e Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado (Fecomércio RS).

O tema em destaque nesta edição é "Receita para Crescer: Alternativas para sair da crise via incremento da arrecadação".


Projetos premiados
Esteio do Desenvolvimento
Esteio

Modelo de Governança e Gestão
Esteio

A Nota Fiscal é Nossa
São Paulo das Missões

Três Passos, Mais Eficiência, Inovação e Cidadania
Três Passos

Monte Belo e Sustentável
Monte Belo do Sul

Tupandi, Semeando Ações para Colher Conquistas
Tupandi

Coletivo Educador de Município: Caminhos para uma Escola Sustentável
Novo Hamburgo

De Olho no Futuro
Campo Bom

Galera Curtição
Viamão

Indicadores de Ocorrências Municipais - Mapa do Crime
Estância Velha


Prêmio especial
Tecnologia Aplicada aos Serviços de Saúde
Novo Hamburgo


Destaque Administração Tributária

Núcleo de Inteligência Fiscal (NIF)
Rio Grande

 

Municípios com projetos premiados (troféus, menções honrosas e certificados)
Esteio, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Campo Bom, Chapada, Cotiporã, Erechim, Estância Velha, Estrela, Farroupilha, Feliz, Itatiba do Sul, Lajeado, Monte Belo do Sul, Morro Reuter, Nova Alvorada, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Protásio Alves, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Vitória do Palmar, Santiago, São Paulo das Missões, São Sepé, Tapera, Três Palmeiras, Três Passos, Tupandi, Venâncio Aires e Viamão.

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1