encontrocontroladoria 800Membros da Controladoria do Estado, de controles internos municipais, de unidades centrais de controle interno (UCCI), gestores municipais, estudantes e demais interessados em ampliar conhecimentos e trocar experiências durante o 2° Encontro Estadual de Controladorias e Controle Interno já podem fazer sua inscrição para o evento. Gratuitas, elas devem ser feitas, até o dia 19 de novembro, via formulário online, pelo e-mail controleinterno.esteio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3433-8119. 

A atividade, programada para o dia 23 de novembro a partir das 8h30min, será realizada na Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de Agosto, 535) e trará temas como Controle Interno Municipal, Governança e Controle de Dados e Auditoria de Gestão e Riscos (veja a programação abaixo).

O Encontro Estadual de Controladorias e Controle Interno vai reunir membros de controladorias dos municípios e gestores públicos de todo o Rio Grande do Sul, com finalidade de fortalecer a aplicação do controle interno, ampliando as atividades de auditoria, fiscalização, transparência e autonomia.

A Controladoria de Esteio, vinculada à Secretaria Municipal da Fazenda, foi implementada no final do ano passado e serve para supervisionar as ações do Município e do Administrador Público, visando uma maior transparência quanto as aplicações dos serviços públicos.

2° Encontro Estadual de Controladorias e Controle Interno
Quando: 23 de novembro, a partir das 8h30min
Local: Câmara de Vereadores de Esteio (Rua 24 de Agosto, 535)
Inscrições: até 19 de novembro, através do formulário online, pelo e-mail controleinterno.esteio@gmail.com ou pelo telefone (51) 3433-8119

Programação
8h30min - Recepção

9h30min - Tema: Gestão
Palestrante: Leonardo Pascoal - Prefeito de Esteio

10h35min - Tema: Governo Aberto e Controladoria
Palestrante: Sandro Trescastro Bergue - Cargo: Diretor da Escola do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS)

11h20min - Tema: Controle Interno Municipal
Palestrante: Mari Mantelli - Assessora da Controladoria Geral do Município de Canoas

13h40min - Tema: Governança e Ouvidoria de Dados
Palestrante: Marcos Gerhardt Lindenmaye - Ouvidor-Geral da União

14h25min - Tema: A Gestão de Custos como ferramenta de Controladoria na Gestão Pública
Palestrante: Cézar Volnei Mauss - Contador, especialista em Gestão e Controle de Administração Pública, professor, proprietário da Mauus Consultoria e coordenador da Comissão de Estudos em Contabilidade Aplicada ao Setor Público - (CRC/RS)

16h - Tema: Auditoria de Gestão e Risco
Palestrante: Guilherme Yatoya de Souza - Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União

17h - Encerramento

 

 

Texto: Luciana Abdur