20181105 JeanMonteiro ParticipaEsteioParqueAmador abre
Fotos: Jean Monteiro
O Centro Municipal Camilo Alves, no Bairro Parque Amador, foi o quarto local de Esteio a receber o prefeito Leonardo Pascoal para mais uma apresentação do “Participa, Esteio”. Na audiência pública realizada na noite desta segunda-feira (5), Pascoal apresentou uma prestação de contas das principais ações realizadas pela atual gestão, durante os meses de janeiro a outubro, na cidade, destacando iniciativas promovidas no bairro.

O prefeito deu início no evento comentando sobre os números do bairro registrados no Fiscale.vc, o aplicativo da Ouvidoria de Esteio que recebe pedidos e reclamações dos esteienses. Ao todo, a região teve 188 demandas de 16 de abril a 22 de outubro, onde 132 foram atendidas, representando a solução de 70% dos casos.

Pascoal também falou sobre o Plano Municipal de Saúde, importante ferramenta para a definição de políticas públicas na área. “Definimos esse plano em conjunto com funcionários, colaboradores, fornecedores e com o Conselho Municipal da saúde. Com ele, definimos as diretrizes para melhor desenvolvermos a área da saúde em nossa cidade” disse. Outro ponto apresentado neste âmbito foi a oferta de mamografias digitalizadas na rede básica, garantindo resultados mais rápidos e uma melhor qualidade nos exames. “A mamografia na rede básica permite que nossas mulheres encontrem uma forma mais segura na prevenção contra possíveis doenças. A emissão dos resultados ocorrem de forma ágil.” afirmou Pascoal.

Outro setor apresentado por Pascoal foi a de infraestrutura, como as obras na Vila Boqueirão, entregues em maio, e o loteamento Neuza Brizola, que segue com as obras de melhorias. Estes dois locais representam um investimento de R$ 5,1 milhões, oriundos da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal, e beneficiam diretamente mais de 500 famílias.

Os moradores Parque Amador também puderam se manifestar. No espaço reservado às perguntas, críticas e sugestões, Pascoal respondeu sobre investimentos na área de segurança no trânsito, saúde, segurança e meio ambiente. “Temos sérios problemas com o descarte irregular na região. Muitas vezes, a pessoa deixa de ir no Ecoponto do bairro, e coloca seu entulho em qualquer lugar. Temos compromisso com o que produzimos de lixo. Vocês precisam nos ajudar a evitar que essas situações ocorram, pois traz transtornos para vocês e para a Prefeitura”, falou o prefeito.

O encontro foi encerrado com a escolha de três pessoas, que serão as representantes do Comitê Articulador Local do bairro, responsável pela interlocução entre a comunidade e a Administração Municipal.

O Participa, Esteio é mais um espaço de contato direto dos gestores municipais com a população. Estão previstas a realização de mais 10 reuniões até dezembro (veja o cronograma abaixo), para que todos os bairros do Município tenham a sua audiência.

A próxima edição do Participa, Esteio está agendada para ser realizada no Centro Municipal de Educação Básica Vila Olímpica, no dia 19 de novembro, às 19h.

As três edições anteriores do Programa “Participa, Esteio” foram realizadas no  Jardim Planalto, no Três Marias e no Três Portos.


Participa Esteio - Vila Olímpica
Quando: 19 de novembro
Horário: Às 19h
Local: CMEB Vila Olímpica (Rua Hugo Guilherme Klein, 198)


Outras audiências
21 de novembro – Novo Esteio
Local: Associação Comunitário Bairro do Parque (Rua da Imprensa, 285)

26 de novembro – Santo Inácio
Local: CMEB Santo Inácio (Rua Padre Urbano Thiesen, 303)

28 de novembro – São José
Local: CMEB Alberto Pasqualini (Rua Arthur da Costa e Silva, 55)

3 de dezembro – São Sebastião
Local: Escola Estadual Ezequiel Nunes Filho (Rua Ezequiel Nunes Filho, 181)

6 de dezembro – Liberdade
Local: CMEB Eva Karnal (Rua Alvício Nienow, 202)

10 de dezembro – Centro
Local: CMEB Oswaldo Aranha (Rua Rio Grande, 1285)

13 de dezembro - Tamandaré
Local: Associação de Moradores (Rua Manoel Machado, 140)

17 de dezembro – Primavera
Local: Centro de Convivência Território de Paz (Rui Orestes Pianta, 210)

 

Texto: Jean Monteiro

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1