PoloUABEsteioA Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande (Sead-Furg) divulgou, nesta quarta-feira (10), a lista de inscrições homologadas da seleção para especialização em Gestão Pública Municipal, oferecida no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) em Esteio. A relação pode ser acessada no site da Sead-Furg, onde também encontram-se informações para os candidatos que desejem interpor recurso sobre a não-homologação de sua inscrição. O período para recurso termina nesta sexta-feira (12).

Para participar do processo de seleção era necessário possuir a formação em qualquer curso de Nível Superior. O processo seletivo envolverá avaliação de currículo, com pontuação por títulos. Conforme o edital, a lista definitiva deverá ser publicada na próxima segunda-feira (15).

As atividades da UAB iniciaram em Esteio no dia 7 de junho de 2014, com a inauguração oficial da sede e o início do primeiro curso de extensão. As atividades são organizadas em parceria entre a SME e instituições públicas de Ensino Superior (Unipampa, a Universidade Federal de Pelotas, a Universidade Federal do Rio Grande e o Instituto Federal Sul-rio-grandense) e oferecidas na modalidade a distância, com algumas aulas presenciais.

O que é o UAB?
A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O sistema atende ao público em geral, entretanto, recebem prioridade de formação os professores que atuam na educação básica, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para “o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País”. O UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apoia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos polos de apoio presencial em localidades estratégicas. O UAB funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.


Texto: Jean Monteiro