20181010 EduardoBarattoLeonardi ReuniaoMetroplanLoteamentoIndustrial abre
Foto: Eduardo Baratto Leonardi
O prefeito Leonardo Pascoal foi até a sede da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), em Porto Alegre, nesta quarta-feira (20), para tratar de mais uma etapa da aprovação do projeto do Loteamento Industrial Esteio do Futuro. Acompanhado pelo diretor técnico de Licenciamento e Fiscalização Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), William Papi, e pela supervisora de Regularização Fundiária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH), Carla Cardias, Pascoal se reuniu com o diretor-superintendente da Metroplan, Pedro Bisch Neto, e com técnicos da instituição.

 

As plantas do Loteamento estão em análise pela Metroplan, que está verificando questões como a adequação do projeto esteiense ao Plano Metropolitano de Prevenção contra Cheias, lançado em setembro deste ano. Pascoal lembrou que Esteio já saiu na frente em medidas para evitar inundações ao sancionar, em 2017, o Plano Diretor de Manejo das Águas Pluviais (PDMAP), pioneiro no Estado. “Fizemos um diagnóstico da situação do sistema de drenagem pluvial do Município, incluindo mapeamento topográfico e informações georreferenciadas de todas as bocas de lobo e das redes de drenagem e de canais da cidade. É um diferencial nosso”, explicou o prefeito. “Além disso, obras que impermeabilizem mais de 350 m² de solo precisam destinar uma área para reservação de águas das chuvas”, complementou. A Metroplan, agora, dará sequência à avaliação do projeto, levando em conta as informações repassadas pelos integrantes da Administração Municipal, sem, no entanto, estimar um prazo para este retorno.

 

Sobre o Loteamento Industrial Esteio do Futuro

O Loteamento Industrial Esteio do Futuro é composto por uma área com mais de 33,8 mil m² no final da Av. Celina Kroeff, entre os fundos do Parque de Exposições Assis Brasil e a linha ferroviária, que será destinada à instalação de empresas, como forma de incentivar a geração ou a expansão de negócios na cidade. Do total do espaço, 20,1 mil m² serão divididos em 19 lotes, com área média de 1.062m² e testada média de 29,72 m. O projeto prevê a construção de uma rua interna com 20 m de largura e a reserva de uma área institucional com 1.703m². Parte do espaço será mantido com áreas verdes, com 3,5 mil m² de reservas e 1,3 mil m² de área de preservação permanente.

 

Uma das principais vantagens para a instalação de empresas no Esteio do Futuro é a localização do loteamento, distante 20 km de Porto Alegre. O transporte por via terrestre é facilitado pela ligação do Município com três importantes rodovias gaúchas (BR-116, BR-448 e RS-118), que permitem o acesso a outras regiões do Estado, do país e do Mercosul. A opção de cargas aéreas também é favorecida, uma vez que Esteio fica a 17 km do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Além disso, o setor industrial esteiense ficará localizado nos fundos do Parque de Exposições Assis Brasil, sede de uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, a Expointer, e fica ao lado de um ramal ferroviário, operado pela Rumo Logística.

 

A comercialização dos espaços aos interessados em ter um espaço no novo loteamento industrial na Região Metropolitana se dará por leilão de bem público, em data a ser divulgada após a conclusão da atual etapa de aprovação do projeto junto aos órgãos competentes. Cada lote será vendido individualmente, com valor inicial de R$ 300/m². A aquisição será limitada a, no máximo, dois lotes por CNPJ, e o pagamento será feito em 25% na entrada e saldo em até 11 parcelas mensais e consecutivas.

 

Ficará a cargo da Prefeitura a entrega dos lotes individualizados e a execução da infraestrutura. Estão previstas a terraplanagem dos lotes, pavimentação da rua interna do loteamento, rede de drenagem, sinalização viária, sistema de abastecimento de água, rede coletora de esgoto sanitário, rede de distribuição de energia e iluminação pública e arborização dos passeios e da área verde.

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi