20181010 LucianaAbdur SessaoCinemaCaic abre
Foto: Luciana Abdur
A sala de filmes da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Syreli Vargas Ferraz (Caic) ficou lotada, na manhã desta quarta-feira (10), com a presença de 43 alunos de 3° a 5° anos. A criançada assistiu a “O Galo de São Victor”, uma animação canadense que mostra a relação dos animais de uma fazenda com o seu criador. A atividade, realizada em parceria com o Sesc, integra a programação do “Biblioteca = Cultura = Pontos de Leitura”, projeto da Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa.

De acordo com o auxiliar de cultura do Sesc Canoas Denner Augusto Sales Machado, o princípio da empresa, através do CineSesc, é entreter as crianças fazendo-as refletirem sobre o cotidiano. “Grande parte dos 4 mil filmes do nosso acervo abordam aspectos pedagógicos”, disse.

Durante a tarde, a partir das 14h, os alunos das séries finais de 6° a 8° ano da Escola, assistirão aos curtas “A Batalha de São Bráz” e “Parque Pesadelo”, que compõem o acervo de filmes do Sesc.

Outras atividades da Biblioteca Rui Barbosa
Através dos projetos “Formar Mediadores de Leitura e Leitores: divulgando saberes e livros” e “Biblioteca = Cultura = Pontos de leitura”, a Biblioteca Rui Barbosa promoverá diferentes atividades literários durante o mês de outubro. Estas tiveram início na manhã desta terça-feira (9), com a realização de uma mediação de leitura no Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) Alberto Pasqualini, voltada para alunos do 3° ano.

As atividades seguem até o dia 31 de outubro com a realização de diversas mediações de leitura e um encontro com a escritora Ana Godoy, autora do livro “Com versos” (veja abaixo).

Com o Biblioteca = Cultura = Pontos de Leitura, que é financiado pelo Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas (Iberbibliotecas) no 5º Concurso de Ajudas 2017, a Biblioteca Municipal implantou quatro pontos de leitura na cidade, esperando, assim, atingir um público diversificado. O foco do programa são pessoas em situação de vulnerabilidade social, residentes de bairros carentes, em tratamento de saúde e cidadãos que já utilizam os espaços onde estão sendo implantados os pontos. Nestes locais serão disponibilizados atrações culturais, como bate-papos e sessões de cinema em parceria com o Sesc. As atividades serão desenvolvidas uma vez por mês em cada um dos pontos, diversificando as ações.

O projeto Formar Mediadores de Leitura e Leitores, financiado pelo edital nº 10/2016, da Secretaria Estadual da Cultura, Turismo, Esporte, é uma iniciativa privada e o dinheiro investido é proveniente do Fundo de Apoio à Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. A Biblioteca Rui Barbosa apoia a iniciativa com a cedência do local e a indicação de escritores e locais para receberem doações. Ao final do projeto, a Biblioteca ganhará um computador para uso do público.

Programação
Mediações de leitura
Quinta-feira (11)
Horário: 9h30min 
Local: EMEI Pedacinho do Céu (Av. Porto Alegre, 30 - Jardim Planalto)

Horário:14h
Local: CMEB Eva Karnal (Rua Alvício Nienow, 202 – Liberdade)

Terça-feira (16)
Horário: 9h
Local: CMEB Santo Inácio (Rua Padre Urbano Thiesen, 303 - Parque Santo Inácio)

18 de outubro
Horário: 14h
Local: CMEB João XXIII (Rua Frederico Dahne, 33 - Três Portos)

24 de outubro
Horário: 14h30min
Local: Escola Estadual Santo Antônio Maria Claret (Rua Padre Felipe, 1450 – Centro)

31 de outubro
Horário: 14h
Local: Centro comunitário ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU (Rua Rio Grande, 2263 – Vila Nova)
Público: Famílias atendidas pela Pastoral da Criança

Encontro com a escritora Ana Godoy – Autora do livro “Com versos”
Quando: Quarta-feira (17)
Horário: 10h
Local: Escola Estadual Maria Sirley Vargas Ferraz (Rua Orestes Pianta, 204)


Texto: Luciana Abdur