20181010 AdrianoRosadaRocha NovoSistemaCompras abre
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Desde a segunda-feira (8), os pedidos de compras feitos pelos órgãos internos da Prefeitura de Esteio à Diretoria de Compras da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) são feitos apenas em via eletrônica. Dessa forma, a solicitação da aquisição de produtos e de serviços para a Administração Municipal, independente da modalidade, bem como o acompanhamento dos pedidos, será realizada, de forma 100% digital, utilizando a plataforma SisLam, no site da Prefeitura.

“Não é tanto por economia financeira”, comenta o prefeito Leonardo Pascoal, “mas pela questão ambiental. São milhares de folhas que não precisarão mais ser impressas e nem vão ocupar espaço no arquivo do Município”, concluiu. Segundo estimativa da SMF, os documentos relacionados aos pedidos de compra demandam, em um ano, 80 caixas de arquivo, o que resulta entre 90 a 100 mil folhas que serão poupadas.

“Além dessa economia com papel, o sistema tem entre suas principais vantagens a celeridade na tramitação dos processos, a transparência, a facilidade no compartilhamento de informações, em tempo real, sobre o andamento dos pedidos”, aponta a diretora de Compras da SMF, Letícia Cezarotto. Ela complementa que, com as solicitações feitas via SisLam, será possível levantar dados estatísticos importantes, como o tempo de tramitação dos processos e prazos para elaboração de publicação de editais. Pelo sistema, será possível, caso seja preciso, alertar de modo mais ágil sobre a necessidade de fazer correções ou verificar pendências que impeçam o andamento da ordem de compra.

Desde o início de 2018, o setor recebeu mais de 2,3 mil pedidos para atas de registro de preço, novas contratações e compras, etc. Representantes de todas as secretarias e órgãos da Prefeitura foram capacitados para utilizar a plataforma SisLam. Os gestores das pastas, que são os responsáveis pela autorização dos processos, receberam certificados digitais para fazer a assinatura online de pedidos e de documentos.


Texto: Eduardo Baratto Leonardi