20181008 DjalmaCorreaPacheco TrocaComandoGuardaMunicipal abre
Fotos: Djalma Corrêa Pacheco
O servidor Carlos Rafael da Rocha Leivas Miró é o novo comandante da Guarda Municipal de Esteio. Ele foi empossado no cargo na manhã desta segunda-feira (8) pelo prefeito Leonardo Pascoal, em solenidade realizada no Paço Municipal Clodovino Soares, em frente à Prefeitura. O novo responsável pela GM esteiense substitui o então comandante João Ricardo Duarte de Matos. Na cerimônia, Tiago Barbosa Vieira tomou posse no cargo de inspetor operacional, na vaga aberta com a promoção de Miró.

Em um rápido discurso, o novo comandante da GM destacou que vai trabalhar pela corporação. “Junto com vocês, vamos fazer o melhor trabalho possível para a Guarda Municipal de Esteio”, falou, se dirigindo aos seus colegas de farda.

O prefeito Leonardo Pascoal destacou o trabalho do antigo comandante e lembrou que a GM ganhou novo papel no início do ano passado, quando possou a atuar na segurança do Município como um todo, e não apenas dos prédios públicos, como era até então. “Hoje a gente faz pela primeira vez a troca de comando da nossa Guarda Municipal. Quero registrar um agradecimento especial e sincero ao João Ricardo, pelo tempo que trabalhou, por quase dois anos, no processo de reestruturação, de definição de novo rumo e de novo formato para a nossa Guarda Municipal. Muito obrigado, e já estás na história como o primeiro comandante da corporação em Esteio. Deixas um grande legado, e certamente o Miró vai dar continuidade, vai aperfeiçoar e qualificar esse processo junto com todo os guardas municipais”, afirmou, também saudando o novo inspetor operacional.

Pascoal afirmou que o trabalho da GM é aprovado pela sociedade. “Um servidor público, na essência, se realizada quando a comunidade reconhece nosso trabalho. Desde quando modificamos a forma de atuação da Guarda Municipal, o reconhecimento da sociedade subiu de forma exponencial. Hoje a comunidade de Esteio se sente segura com a Guarda Municipal e demonstra em gestos diários deste reconhecimento. E isso é fruto de um planejamento por parte de uma secretaria, mas também pelo trabalho que vocês fazem todos os dias com rondas e abordagens, que são muito importantes”, afirmou. O prefeito lembrou, ainda, que até o final do ano 12 novos agentes serão incorporados à GM, ampliando o efetivo em 30%, e que estão em processo os projetos de ampliação do sistema de videomonitoramento e uso de armas de fogo por parte da Guarda. “A gente entende que a Guarda Municipal precisa ser bem treinada, bem aparelhada e bem regulamentada. Se a gente tiver esses três pilares, vamos conseguir atender, na ponta, a comunidade”, frisou, antes de agradecer ao trabalho de todos os agentes da GM.

O titular da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Roberto Damasceno, destacou, em sua fala, que a troca de comando é importante para a corporação. “As mudanças são indispensáveis para oxigenar e dar novos rumos à instituição”, afirmou. Damasceno também ressaltou o novo trabalho da GM na sociedade esteiense.

Também participaram da solenidade, representantes de guardas municipais de Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Alvorada, Cachoeirinha, Caxias do Sul e Flores da Cunha; a capitão Deise Kologeski, representando o 34º Batalhão de Policiamento Militar; o presidente do Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro), Longuinho Musikante, além de secretários municipais e outras lideranças esteienses.

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1