20180913 JeanMonteiro PalestraSetembroAmareloAcademiaSaudeCarnaval abre
Fotos: Jean Monteiro
As ações do Setembro Amarelo, ação voltada para conscientizar as pessoas sobre o suicídio e depressão, estão levando o assunto para os moradores esteienses. Desta vez, o encontro ocorreu na Academia de Saúde da Avenida Governador Ernesto Dorneles, no Bairro Santo Inácio. A psicóloga Juliana Trajano Flores, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf), tratou sobre formas de abordagem e o manejo com pessoas que tenham o quadro depressivo e suicida. O evento foi promovido pela Academia da Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Planalto e o Nasf.


Além disso, a profissional também trouxe dados gerais sobre o suicídio no mundo e no Brasil. A organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que pelo menos 800 mil pessoas tirem a própria vida no ano. No Brasil, este número chega a 11 mil. Por isso, Juliana diz que principal forma de combate é o dialogo. “Muitas vezes a pessoa demonstra que precisa ajuda. Ela se isola de amigos e familiares. Isso serve como um alerta para quem tá próximo ajudar ela a procurar algum médico especialista”, afirmou.


A ideia de levar o debate sobre o suicídio aos bairros da cidade serve para abordar diretamente com a população fatores de risco, prevenção e como auxiliar pessoas que estão pensando em cometer suicídio.

Seguindo a agenda de atividades, no sábado (15), acontece a terceira edição de 2018 do Sábado com Saúde Mental, a partir das 8h30min, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150). A fala será conduzida pela equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Aquarela). Para participar, o interessado deve enviar um e-mail até sexta-feira (14), às 12h, para o endereço capsii@esteio.rs.gov.br, informando seu nome completo.

A proposta do Sábado com Saúde Mental é promover atividades de educação em saúde organizadas pelos Caps de Esteio (Infantil, Álcool e Outras Drogas e II) e ocorre duas vezes por semestre, oferecendo possibilidade de discussão de temas relevantes.

Já a sala de teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) será sede, na próxima quarta-feira (19), da palestra “Depressão e Suicídio”, ministrada pela doutoranda em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Nagila Soares Xavier Oenning. O evento, com início às 14h, é destinado às pessoas atendidas pelos Caps II e, também, a comunidade em geral. Assim como no Sábado com Saúde Mental, Nagila abordará como identificar os sinais de uma pessoa deprimida e como conduzi-la.


Setembro Amarelo
Sábado com Saúde Mental – “Suicídio: um problema de saúde pública”

Quando: sábado (15), 8h30min

Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)

Palestrante: Equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Aquarela)

Quanto: Gratuito

Inscrições: Até esta sexta-feira (14), às 12h, através do e-mail capsii@esteio.rs.gov.br

Palestra sobre Depressão e Suicídio no CEU

Quando: quarta-feira (19), 14h

Local: Sala de teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Rio Grande, 2.263 – São Sebastião)

Palestrante: Nagila Soares Xavier Oenning

Quanto: Gratuito

 

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1