20180912 EduardoBarattoLeonardi PalestraSetembroAmarelo abre
Fotos: Eduardo Baratto Leonardi
Uma palestra do Programa Qualidade de Vida no Trabalho (Promover), da Secretaria Municipal de Administração (SMAD) de Esteio, abriu, nesta quarta-feira (12), uma série de programações do Setembro Amarelo, mês para discutir a prevenção do suicídio. A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cristiane Mertins, falou, no Salão Nobre da Prefeitura, aos servidores da Administração Municipal, sobre o tema “Identificação e manejo do risco de suicídio: precisamos falar a respeito”. Cristiane abordou definições, fatores de risco, prevenção e como auxiliar pessoas que estão pensando em cometer suicídio.

 

“Nós precisamos falar sobre esse assunto, pois conversar ajuda a compreender melhor os motivos que estão levando a pessoa ao ponto de tirar a própria vida. Dessa forma, podemos até ajudá-la melhor”, comentou Cristiane.

 

Dando sequência às atividades do Setembro Amarelo, nesta quinta-feira (13), às 14h, a Academia da Saúde da Avenida do Carnaval (canteiro central da Av. Gov. Ernesto Dornelles) sedia roda de conversa, coordenada pela psicóloga Juliana Trajano Flores, do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf). O evento é promovido pela Academia da Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Planalto e o Nasf.

 

No sábado (15) acontece a terceira edição de 2018 do Sábado com Saúde Mental, a partir das 8h30min, no Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150). A fala será conduzida pela equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Aquarela). Para participar, o interessado deve enviar um e-mail até sexta-feira (14), às 12h, para o endereço capsii@esteio.rs.gov.br , informando seu nome completo. A proposta do Sábado com Saúde Mental é promover atividades de educação em saúde organizadas pelos Caps de Esteio (Infantil, Álcool e Outras Drogas e II) e ocorre duas vezes por semestre, oferecendo possibilidade de discussão de temas relevantes.

 

Já a sala de teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) será sede, na próxima quarta-feira (19), da palestra “Depressão e Suicídio”, ministrada pela doutoranda em Epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) Nagila Soares Xavier Oenning. O evento, com início às 14h, é destinado às pessoas atendidas pelos Caps II e, também, a comunidade em geral. Assim como no Sábado com Saúde Mental, Nagila abordará como identificar os sinais de uma pessoa deprimida e como conduzi-la.



Setembro Amarelo

Roda de Conversa – "Prevenção do Suicídio"
Quando: quinta-feira (13), às 14h
Local: Academia da Saúde da Avenida do Carnaval (Av. Gov. Ernesto Dornelles)
Palestrante: Juliana Trajano Flores
Quanto: Gratuito

Sábado com Saúde Mental – “Suicídio: um problema de saúde pública”
Quando: sábado (15), 8h30min
Local: Salão Nobre da Prefeitura (Rua Eng. Hener de Souza Nunes, 150)
Palestrante: Equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Aquarela)
Quanto: Gratuito
Inscrições: Até esta sexta-feira (14), às 12h, através do e-mail capsii@esteio.rs.gov.br

Palestra sobre Depressão e Suicídio no CEU
Quando: quarta-feira (19), 14h
Local: Sala de teatro do Centro de Artes e Esportes Unificados (Rua Rio Grande, 2.263 – São Sebastião)
Palestrante: Nagila Soares Xavier Oenning
Quanto: Gratuito

 

Texto: Eduardo Baratto Leonardi e Luciana Abdur

 

gallery1 gallery1 gallery1