Foto: Adriano Rosa da Rocha
Foto: Adriano Rosa da Rocha
Após reunião realizada na Prefeitura de Esteio na manhã desta terça-feira (17), foi emitido um ofício ao Ministério da Justiça solicitando a prorrogação do convênio da Academia Integrada de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul. O documento foi entregue ao ministro José Eduardo Cardozo, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, durante a assinatura do termo de adesão do Rio Grande do Sul e Porto Alegre ao programa Crack, é Possível Vencer, do Governo Federal.

 

O encontro da manhã reuniu os secretários de segurança pública do município, Arno Leonhardt, e de Canoas, Eduardo Pazinato, que também é presidente da Associação de Secretários e Gestores de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP), além de representantes da Procuradoria Geral de Canoas e da Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).

 

O convênio que criou a Guarda Municipal foi assinado entre a Prefeitura de Esteio e o Ministério da Justiça em 2009 para instrução de agentes municipais e constituição da Academia Integrada de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (AGM), iniciativa promovida pela ASGMUSP. A Fadisma é responsável pela coordenação da formação. As ações integram o Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

 


Curso já formou 33 guardas na Região Metropolitana


A primeira turma do curso na Região Metropolitana concluiu as 476 horas/aula de capacitação em março. Trinta e três guardas municipais de Esteio, Canoas e Alvorada participaram da atividade. Do total, oito agentes são da Guarda Municipal de Esteio.

 

No mesmo mês teve início o segundo grupo, com participantes das cidades de Esteio, São Leopoldo, Estância Velha, Sapucaia do Sul, Alvorada e Canoas. São mais 61 guardas municipais participantes. De Esteio, mais 15 agentes participam das aulas, realizadas na Unilasalle, em Canoas.

 

O conteúdo do curso segue o previsto em uma matriz curricular nacional, modelo padrão aplicado para todo o país, respeitando as particularidades de cada região. As aulas são presenciais e os alunos têm à disposição apoio online. Turmas foram formadas em todo o Estado para formação dos agentes.

 

b_200_133_16777215_00_images_Fotos_2012_04abril2012_170412_AdrianoRosadaRocha_ReuniaonaConsultoriaJuridica_abre.JPG