20180827 LucianaAbdur AulaInauguralFormacaoGuardaMunicipal abre
Fotos: Luciana Abdur
A Guarda Municipal (GM) de Esteio terá seu efetivo ampliado em mais de 30%. Nesta segunda-feira (27), os 13 novos agentes da corporação começaram o curso de formação que vai orientá-los sobre sua atuação. O treinamento está sendo feito de forma integrada com a Guarda Municipal de Sapucaia do Sul, que terá 10 agentes se capacitando na atividade. A aula inaugural foi realizada no Salão Nobre do prédio do Executivo esteiense, com o prefeito Leonardo Pascoal fazendo uma palestra sobre o tema “A Importância da Guarda Municipal e a Gestão Integrada de Segurança Pública”.

Após dar as boas-vindas aos novos guardas, Pascoal saudou a integração com a Prefeitura da cidade vizinha. “Um dos fatores mais significativos deste momento é a união entre as prefeituras de Esteio e de Sapucaia do Sul. Desde a formação, os guardas das duas cidades têm a possibilidade de estabelecer uma relação. O crime não vê fronteiras e tem mobilidade fácil, então é fundamental que haja essa boa relação entre todas as corporações de segurança pública”, comentou.

O prefeito listou, também, as mudanças que foram feitas na GM esteiense desde que o início da atual gestão. “Anteriormente, nos deparamos com uma atuação da Guarda Municipal mais voltada à proteção de prédios públicos. Para atuar da forma que a sociedade espera, a corporação precisava ser regulamentada, treinada e aparelhada. Então, implantamos um conjunto de ações para tornar isso possível, alterando a lei da Guarda, fazendo capacitações constantes, e adquirimos novos equipamentos, como as armas não-letais Spark e radiocomunicadores”, elencou Pascoal. Ele citou, ainda, a licitação para compra de armas de fogo (em fase de finalização, faltando as aprovações do Exército e da Polícia Federal), a implantação do Guarda Mais Presente e a ampliação do sistema de videomonitoramento.

O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, esteve presente à aula inaugural. “Todos sabem hoje a importância que se dá a segurança pública. Esses novos guardas vêm para agregar e auxiliar a Brigada a termos um pouco mais de segurança nos nossos municípios”, apontou. Também participaram da atividade o vice-prefeito de Esteio, Jaime da Rosa, os secretários municipais de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU), Roberto Damasceno, e de Cidadania, Trabalho e Empreendedorismo, Tatiana Tanara, o vereador Luiz Duarte, representantes da Polícia Civil, do 33° Batalhão de Polícia Militar, do 18° Batalhão de Infantaria Motorizada (BI Mtz) e do Corpo de Bombeiros, todos de Sapucaia do Sul, e integrantes das guardas municipais de Sapucaia do Sul, de Alvorada e de Gravataí.

As aulas serão realizadas na sede da SMSMU no Seminário Claretiano, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até a primeira quinzena de dezembro deste ano, totalizando 660 horas de curso. Direitos humanos, primeiros socorros, legislação, prevenção e combate a incêndios, técnicas operacionais, armamento e tiro, saúde física e mental, ética e cidadania e suporte básico para a vida serão os conteúdos abordados em aulas teóricas e práticas.

As lições serão ministradas por profissionais da SMSMU, secretários municipais, profissionais da Polícia Federal, Polícia Civil e Guarda Municipal de Sapucaia do Sul. Após o treinamento, e com a aprovação no teste e na avaliação psicológica para uso de arma de fogo, os novos agentes estarão aptos para iniciar o trabalho de vigilância e fiscalização pela cidade.


Texto: Luciana Abdur

gallery1 gallery1 gallery1
gallery1 gallery1 gallery1